São Paulo, 26 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

26/11/2022

Enerfin vai investir R$ 380 milhões em Pernambuco

(27/11/2022) – A Enerfin do Brasil assinou com o governo de Pernambuco um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para a implantação de uma usina de energia solar no município de Salgueiro. A empresa, que é a filial brasileira do grupo espanhol Elecnor, foi vencedora do leilão do projeto e investirá aproximadamente R$ 380 milhões no empreendimento.

Com a nova usina, Pernambuco poderá gerar uma economia de 20% no custo de energia ao longo de no mínimo 28 anos, que é o prazo da concessão à Enerfin. A previsão da concessionária é de iniciar as obras já no primeiro semestre do próximo ano, e iniciar as operações daqui a 36 meses. A expectativa é de que sejam gerados cerca de 300 empregos.

“Uma PPP na área de energia renovável é um projeto inovador em Pernambuco, e deverá certamente fomentar ainda mais a produção de energias limpas no nosso estado”, comemorou o governador Paulo Câmara.

A Enerfin deverá não só construir, operar e manter a usina de geração de energia renovável fotovoltaica, como também gerir unidades consumidoras do estado no chamado Ambiente de Contratação Livre (ACL). A energia será destinada principalmente para 52 unidades consumidoras do Grupo A (alta tensão) da administração pública.

“Até o sétimo mês de assinatura do contrato, as unidades consumidoras serão migradas para o ambiente de contratação livre, e receberão energia da concessionária através de contratos de fornecimento no ACL”, explicou o diretor de novos negócios da Enerfín para América Latina, Marco Antonio Morales. “Isso vai gerar economia para Pernambuco já no primeiro ano de concessão”.

Este não será o primeiro sistema de energia solar em Pernambuco, que já conta com mais de 100 empreendimentos em funcionamento, a maioria de pequeno porte. O estado possui grande potencial para a geração de energia solar, com destaque para o sertão, cuja área conta com uma incidência solar altamente propícia para a instalação de placas solares. O potencial da região está estimado em 1.200 gigawatts.

Como um todo, o território pernambucano oferece uma área potencial de 79% para a geração de energia solar, equivalente a mais de 77 mil quilômetros quadrados.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.