São Paulo, 20 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

12/11/2022

Volvo anuncia na Fenatran que irá fabricar elétricos no Brasil

(13/11/2022) – A Volvo apresentou no 23º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran 2022), realizado em São Paulo entre os últimos dias 7 e 11 deste mês, o FM Electric, um caminhão pesado 100% elétrico.

Com zero de emissões, o FM Electric é um veículo para distribuição urbana e regional, com autonomia de até 300 quilômetros.

A intenção da montadora, segundo disse à imprensa durante o evento o presidente da Volvo América Latina, Wilson Lirmann, é reforçar-se neste nicho no Brasil, implantando inclusive uma linha de montagem elétrica no país.

“Nós vamos fabricar caminhões elétricos no Brasil. A grande questão é quando”, afirmou Lirmann. “Precisamos antes analisar várias questões e trabalhar na montagem de uma cadeia de fornecedores. Mas sem dúvida o país é um mercado estratégico no nosso processo de descarbonização”.

A empresa ainda não tem data para o início de comercialização do FM Electric no Brasil. Mas, de acordo com Lirmann, o modelo, em breve, participará de testes com transportadores brasileiros em diferentes operações.

“Trazer o FM Electric para o país é um importante marco no nosso compromisso com o transporte livre de combustíveis fósseis. A eletrificação do transporte de cargas por caminhões pesados já é uma solução viável na Europa e logo será aqui também”, afirmou o executivo.

O FM Electric tem opções com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas. Pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado.

Com suspensão a ar em todos os eixos, é dotado de freios de regeneração (que recupera a energia quando o freio é acionado), tecnologia eficiente para operações urbanas, na qual as frenagens e arrancadas são constantes.

Ao fim da jornada diária de trabalho pode ter carregamento noturno com corrente alternada, em estações no pátio da transportadora. Como alternativa, podem ser feitas recargas rápidas em corrente contínua.

A Volvo foi a primeira grande marca a oferecer caminhões 100% elétricos. Produzindo em série modelos semipesados e pesados, atualmente a Volvo tem uma oferta completa deste tipo de veículo na Europa (onde é líder em elétricos) e nos Estados Unidos.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.