
(06/11/2022) – “As indústrias brasileiras estão motivadas a buscar soluções tecnológicas para aumentar a competitividade e a produtividade”. Esta é a avaliação de Rogério Moraes, diretor da Blum-Novotest do Brasil, filial brasileira da empresa alemã que é uma das principais fabricantes mundiais de apalpadores de medição e presets de ferramentas a laser.
O executivo conta que ao longo dos últimos dois anos, principalmente, o interesse do mercado brasileiro em investir em novas tecnologias ficou muito evidente. “As empresas têm nos procurado para fazer cotações, consultas, tanto para novos projetos como para projetos que tinham sido paralisados”, informa.
A Blum também tem sido muito procurada por empresas interessadas em modernizar (ou retrofitar) suas máquinas, com a substituição ou implementação de equipamentos e softwares de medição e controle, além de controles internos das máquinas e automação de ciclos. “A indústria brasileira de usinagem é competitiva. Hoje, as empresas estão procurando ampliar ou recuperar suas margens de lucro, com a redução do tempo de set-up da ferramenta e da peça”.
Em sua opinião, se for mantida a atual taxa cambial a indústria brasileira terá condições não só de substituir importações, como está ocorrendo, por exemplo, na área de autopeças, como também de competir no mercado externo. “O que falta em muitos casos é tecnologia para explorar mais e melhor as oportunidades e eficiência da indústria brasileira”.
O fato de a Blum contar com amplo portfólio de equipamentos e softwares, capazes de se integrar às diversas marcas de CNCs do mercado, tem sido um trunfo da empresa, de acordo com Moraes. “É o caso do recém-lançado LC50 DigiLog que realiza a medição da ferramenta sem contato, além de realizar seu monitoramento inclusive sob condições mais severas”, destaca.
“Nossa estimativa de crescimento para 2022 é de 20% sobre 2021, que foi um ano em que registramos um crescimento expressivo”, diz, acrescentando que na América do Sul, que também é atendida pela filial brasileira, a expansão pode ser ainda maior, chegando a 25%.