São Paulo, 18 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

15/10/2022

Senai e Arcelor montam centro para impressão 3D em MG

(16/10/2022) – A ArcelorMittal e a Belgo Bekaert Arames anunciaram, em parceria com o Senai, o lançamento do 1º CDT MADA – Centro de Desenvolvimento da Tecnologia de Manufatura Aditiva por Deposição a Arco do Brasil. A implantação vai ocorrer ao longo de três anos, no Centro de Inovação e Tecnologia CIT Senai, em Belo Horizonte (MG).

Com aporte inicial de R$ 9 milhões, o projeto prevê compra de equipamentos e softwares, assim como o desenvolvimento de profissionais especializados. O principal objetivo do CDT MADA é auxiliar no avanço tecnológico do mercado nacional de manufatura aditiva metálica por meio do fornecimento de arames especiais (como insumo), mão de obra especializada e produção de peças em aço com arame pelo processo MADA. A iniciativa se conecta com áreas STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática.

No CIAMI – Centro de Inovação ArcelorMittal para a Indústria, a ArcelorMittal e a Belgo Bekaert estão trabalhando no desenvolvimento de novas ligas de aço para manufatura aditiva por deposição a arco. “Estamos criando o primeiro arame de aço brasileiro projetado especificamente para o uso no processo MADA e, junto ao CIT Senai, já imprimimos um protótipo que está sendo testado em nossas fábricas, em Contagem”, conta André Ghion, diretor de Inovação e Digital da Belgo Bekaert.

A empresa investe em pesquisas para a impressão 3D de peças de aço com arame desde 2016 e, segundo Ghion, o CDT MADA pode levar muito mais velocidade e agilidade na produção de peças complexas sem necessidade de escala e muitas vezes de forma customizada com baixo custo.

O avanço da tecnologia da manufatura aditiva – a partir do arame de aço como insumo – abre uma gama de possibilidades para a indústria. “Por meio do processo MADA é possível criar produtos com geometrias complexas num menor prazo, reduzindo o desperdício de materiais e melhorando a performance na aplicação final. Também é possível combinar diferentes materiais e ajustar as propriedades mecânicas de uma peça ou até mesmo de partes dela. Todas estas características de customização e otimização diferenciam o MADA dos processos tradicionais de fabricação”, destaca Alexandre Caldeira, gerente geral de Inovação e Açolab da ArcelorMittal Aços Longos e responsável pelo CIAMI. Segundo Caldeira, a criação deste centro de impressão em peças metálicas no Brasil é uma iniciativa inovadora, pioneira e muito relevante para colocar o país no mapa da Indústria 4.0.

Para José Luciano de Assis Pereira, gerente de Inovação do CIT Senai, o CDT é uma grande conquista para a indústria nacional, de forma a ampliar as competências dos institutos de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais e de Tecnologia em Metalmecânica. “O mercado de spare parts movimenta bilhões de dólares em recursos, e as indústrias nem sempre contam com um lead time aceitável das entregas, de acordo com suas necessidades. Com nossos parceiros, ArcelorMittal, Belgo Bekaert, MRS Logística e Delp, iremos trabalhar no desenvolvimento de novas metodologias, na ampliação do conhecimento e dos talentos neste setor”, afirma.

Além do Senai, da ArcelorMittal e da Belgo Bekaert, também participam deste financiamento as empresas MRS Logística e a Delp.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.