São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

08/10/2022

Mercado de usinagem está aquecido e ritmo deve se manter

(09/10/2022) – Para a maioria dos participantes do X Encontro Tecnológico da Bener, o mercado de usinagem – máquinas, ferramentas, acessórios etc. – está aquecido e assim deve se manter no próximo ano. Um número menor de pessoas demonstra certo receio, seja por possíveis reflexos da política no setor industrial ou pela extensão do cenário atual de falta de componentes.

“O mercado continua comprador”, avalia Jacques Mazo, gerente de Vendas América do Sul da Seco Tools. “Os investimentos estão sendo feitos, muitos já foram concretizados. O mercado continua aquecido e não vemos perspectiva de desaceleração. Muito pelo contrário, pelas informações que temos também o segmento aeroespacial vai voltar e vai voltar forte no próximo ano”.

Érico Nascimento, especialista de Aplicação MTS (Machine Tools Solutions) da Sandvik Coromant, tem visão semelhante. Segundo ele, o departamento em que trabalha é voltado ao acompanhamento dos investimentos em novas máquinas e equipamentos realizados pelas empresas e esse movimento está tendo continuidade. “Sinal de que as indústrias estão investindo para aumentar sua capacidade produtiva e a qualidade de seus produtos”. E isto pode ser notado no X Encontro da Bener, “que teve uma boa visitação, com clientes em busca desde máquinas de pequeno porte até máquinas portais, com objetivo de agregar capacidade e tecnologia às suas produções”.

Para Fábio Gomes, gerente de Marketing da Oximag, o crescimento expressivo que a sua empresa registrou em setembro é um sinal de que o mercado está positivo e a tendência é de melhora em 2023. “Tanto que estamos dando sequência aos nossos projetos de expansão da área fabril”, destaca. De acordo com Gomes, foi possível perceber a tendência de alta no evento, com muitos visitantes interessados em melhorar seus processos de produção e agregar novas tecnologias. No X Encontro, a Oximag deu destaque às linhas de morsas, levantadores magnéticos, além da placa magnética quadripolar.

“O ritmo da atividade industrial está muito bom e os negócios não se abalaram com as eleições. Acho que o empresário aprendeu, o mercado brasileiro está amadurecendo… Se a política não atrapalhar, vamos continuar evoluindo”, observa Marcos Silva, gerente de Produto e Marketing da Iscar do Brasil. Quanto ao X Encontro, considerou o evento muito dinâmico, produtivo e eficiente “ao permitir que os visitantes tenham contato com várias empresas num curto espaço de tempo (às vezes mais de uma ao mesmo tempo), o que permitiu inclusive o encontro de soluções conjuntas aqui mesmo”.

“A percepção que se tem aqui é que os visitantes estão interessados em ferramentas de alta produtividade, que ajudem a reduzir seu custo por peça”, comenta Marcos Alves, engenheiro de Produto da TaeguTec do Brasil. “E esse movimento vem ao encontro do nosso mais recentemente lançamento, a linha SfeedTec, desenvolvida dentro do conceito de alta produtividade, com altas taxas de avanço, altas velocidades de corte e baixo tempo de set-up”. No evento, a empresa destacou duas linhas da área de furação, a DrillSfeed e a MaxiRush, ambas com pontas intercambiáveis.

Na visão de Valdecir Pereira, diretor da GRV Software, o mercado está bem aquecido e isso se refletiu no movimento do Encontro da Bener, realizado num momento em que praticamente não existem outras feiras do setor industrial. “Está bem movimentado, vieram muitos clientes, muito parceiros, que nos trouxeram várias oportunidades para trabalhar nas próximas semanas”, diz e completa: “Espero que continue neste ritmo”.

A Gesac do Brasil participou do evento tendo como principal objetivo a divulgação da marca, que acaba de completar dois anos no mercado brasileiro, e também em busca de ampliar o networking com potenciais parceiros. “O evento teve boa visitação, com clientes com foco bem determinado. Foi possível estabelecer bons contatos, cotações e futuros negócios”, comenta. “A sensação que tivemos aqui é que os clientes estão otimistas”.

Para Francisco Nunes, diretor da FW Tecnologia, o evento atraiu muitos visitantes profissionais bem focados, realmente interessados e precisando de soluções. “Isso permitiu que fizéssemos muitos contatos aqui, com clientes que já vieram ao evento determinados, sabendo o que precisavam e onde buscar as soluções”, diz, acrescentando que o mercado está otimista – mesmo com algumas dificuldades e contratempos – desde o ano passado. “Os investimentos em máquinas e equipamentos cresceram no ano passado e se mantêm”.

A fabricante de ferramentas de furação AMEC também esteve presente ao evento, em parceria com o seu distribuidor Wolf. Deivid Raniere, gerente da filial brasileira, também notou um público muito interessado, tanto que estabeleceu vários contatos com visitas marcadas e, inclusive, com a concretização de alguns negócios. No evento a empresa apresentou a T-A Pro drilling system, para furação profunda, mais rápida e produtiva que as versões anteriores, com modelos de 11 a 47 mm e comprimento de furo até 15 x D.

EVENTO REGIONAL? – Segundo Rogério Moraes, diretor da Blum-Novotest do Brasil, as indústrias estão motivadas a procurar novas soluções que possibilitem a otimização do tempo de produção, redução de tempo de set-up, aumento das margens, e isso se confirmou no evento da Bener, com muitas consultas, cotações, contatos. “Fechamos negócios aqui”, comemora, lembrando que já não se trata de um evento regional, pois recebeu clientes de outras regiões do Estado, como Araraquara e São Carlos.

Eder Callejon, vendedor Técnico da Dormer Pramet, concorda com Moraes sobre a abrangência do evento. Aliás, diz ter recebido clientes de outros estados, de cidades como Curitiba e Joinville. “O evento acabou atraindo clientes de outros estados, que estão em busca de novos produtos e novas tecnologias”, diz. “O evento teve um movimento bem maior que os anteriores, com visitantes muito interessados e objetivos. Estabelecemos vários contatos aqui para trabalhar tecnicamente”.

Para Adalberto Moraes, diretor Comercial da MachSystem, fabricante de sistemas de alta pressão e coletores de névoa, o mercado está bom e poderia estar melhor, não fosse o aumento dos prazos de entrega de máquinas e equipamentos, isto por vários motivos, desde falta de componentes até a alta na demanda. “Temos crescido nos últimos cinco anos e vamos crescer também em 2022. Aliás, este deve ser um melhores anos em vendas e faturamento da MachSystem em vendas e faturamento e os projetos que temos conhecimento e nos quais estamos trabalhando, já nos garantem no mínimo um 2023 igual a este ano”.

CLIMA DE NEGÓCIOS – Organizador do X Encontro, Ricardo Lerner, diretor Comercial da Bener, se mostrava muito satisfeito com os resultados do evento. Seja pelo número de expositores, 72 (quase o dobro do evento anterior), quanto pela visitação, que se aproximou de mil pessoas (foram 1.500 inscritos). “Os expositores estão contentes, todos fechando negócios. Nós fechamos negócios aqui. Vieram muitos clientes novos e está perceptível aqui o clima de negócios”, observa, acrescentando que o formato da feira torna as visitas mais produtivas e eficientes, permitindo que os visitantes entrem em contato com vários fornecedores num curto espaço de tempo.

Em sua opinião, o mercado está bom. “Se por um lado a indústria automotiva ainda sofre os efeitos da falta de componentes, outros setores estão bem ativos, como o agronegócio, e outros que estão se movimentando também, como o ferroviário, o de infraestrutura, de saneamento”.

E acrescenta: “O mercado está embalado, em crescimento. As indústrias estão com pedidos em carteira. A questão é se esse processo terá continuidade em 2023. Mas o clima é de otimismo. Eu diria que 80% estão otimistas e 20% têm algum receio sobre o resultado das eleições para a continuidade dos negócios”, diz. “No que se refere à Bener, registramos bons resultados em todos os meses de 2022 e devemos fechar o ano com crescimento na faixa de 20 a 30%”.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.