São Paulo, 02 de maio de 2024

08/10/2022

Não é preciso saber tudo, mas, se não sabe, pesquise antes de perguntar

(*) Aldeci Santos

(09/10/2022) – Nas minhas quatro décadas envolvido com a indústria, acompanhei muitas passagens interessantes que me fizeram ganhar a experiência de hoje. Este aprendizado, para mim, é a melhor faculdade, pois as áreas de atuação são infinitas. Isso porque o mundo está sempre evoluindo e nós vamos na carona. Essas mudanças contínuas exigem um esforço maior para nos manter atualizados.

Neste contexto, a base que precisamos é a informação que, nos dias de hoje, com a internet, está muito mais disponível para quem sabe procurar. É neste ponto que quero ressaltar a importância das habilidades para pesquisar. A maioria das pessoas prefere os caminhos mais fáceis. Um e-mail para um especialista do assunto, uma ligação telefônica para alguém mais próximo e, principalmente, quando é possível fazer o questionamento pessoalmente.

Essas necessidades cada vez mais crescentes fazem com que os especialistas de diversas áreas, sejam mais solicitados e aí começam as dificuldades, pois diferentemente de uma informação disponível para consulta, onde podemos ter milhares de acessos simultâneos, quando se trata do ser humano, este só pode atender um solicitante de cada vez.

Com a redução dos recursos humanos e o aumento das atividades nos dias atuais, o profissional precisa saber onde a informação está para ter um desempenho adequado no atingimento dos seus objetivos e/ou da empresa.

Não dá mais para seguir o padrão do passado, “se não sabe pergunta”. Isso ainda vale, porém os especialistas não estão com a mesma disponibilidade de antes e temos de desenvolver a habilidade de, primeiro, fazer um esforço para utilizar os recursos disponíveis, como sites, manuais, livros, Youtube, Google, Linkedin, tutoriais etc.

Temos de aprender a encontrar a informação e esgotar as possibilidades. Se não conseguir, aí é a hora de consultar o especialista.

Resumindo, o que me parece ser uma nova era para os profissionais de qualquer área do mercado, se baseia na capacidade de entender, onde a informação está disponível, como ela está organizada para ser fácil o entendimento, que ela seja direta, sem “espuma”, indo ao ponto.

Na verdade o que queremos são respostas que possam nos ajudar a completar nossas tarefas, em tempo hábil para atender a nossa demanda.

Se você administra informação, pense em uma maneira de deixá-la disponível e organizada.

Se você constuma perguntar, pense em desenvolver a habilidade de pesquisar antes.

Se você é um especialista, disponibilize seu conhecimento e divulgue.

Não dá mais para fazer igual, temos que seguir o fluxo da evolução ou ficaremos para trás.

(*) Aldeci Santos é gerente do Coromant Center, da Sandvik Coromant do Brasil

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.