
(02/10/2022) – A CNI – Confederação Nacional da Indústria lançou o livro “200 Anos de Independência: a Indústria e o Futuro do Brasil”. O objetivo da publicação é rememorar o passado e discutir o futuro do país no ano do bicentenário da independência.
O conteúdo – de 164 páginas, cinco capítulos e 22 artigos – reúne resumos de reflexões de especialistas e lideranças políticas e empresariais coletados em um ciclo de cinco seminários realizados pela CNI no primeiro semestre.
O livro apresenta um mosaico de olhares sobre a trajetória do país ao longo dos dois séculos e os desafios e perspectivas para as próximas décadas em áreas estratégicas, como: evolução política; desenvolvimento econômico e sustentabilidade; desenvolvimento social; desenvolvimento industrial, científico e tecnológico; e educação e cidadania.
A publicação e os seminários tiveram a curadoria de Cristovam Buarque, escritor e professor emérito da Universidade Brasília (UnB). Já o trabalho de pesquisa e edição foi feito por José Edward Lima, superintendente de Jornalismo da CNI.
De acordo com o histórico traçado por Robson Andrade na apresentação, os primeiros 160 anos depois da Independência foram marcados pelo surgimento e pela consolidação do processo de industrialização nacional. “Alcançamos um patamar de exportação de itens de média e alta intensidade tecnológica, como produtos químicos e farmacêuticos, materiais elétricos, veículos automotores, aeronaves, máquinas eletrônicas e equipamentos de transporte e telecomunicações”, diz o texto.
Para baixar o livro, Clique Aqui