(24/08/2008) – Tendo na bagagem a experiência adquirida nos dois lados do balcão – primeiro como cliente e depois num prestador de serviços de reafiação – Augusto Frank Cavalcante de Souza criou há cinco anos a Smart Service, em Santo André (SP). O objetivo era o de montar uma empresa de reafiação de ferramentas rotativas que suprisse determinadas carências que ele identificara no mercado, em especial no apoio técnico ao cliente e no cumprimento de prazos.
A qualidade dos serviços prestados foi bem recebida por autopeças e ferramentarias da Grande São Paulo e não demorou para que surgissem as primeiras solicitações para a fabricação de ferramentas especiais. “A princípio, produzíamos ferramentas de um modo quase artesanal, atendendo casos muito específicos”, conta Souza.
No ano passado, porém, com a entrada de um novo sócio (Anderson – Nessander – Souza), a empresa resolveu investir na expansão. Uma das primeiras ações foi se transferir para um prédio com área maior, de 300 m². “Investimos também mais de R$ 1 milhão no aumento da capacidade de produção”, informa Souza, lembrando que recentemente entrou em operação uma afiadora CNC de cinco eixos. Hoje, a empresa produz ferramentas rotativas de metal duro como brocas, fresas, alargadores e machos.
Como resultado dos investimentos a clientela não pára de crescer – a empresa saltou de 3 para 30 clientes ativos – tanto para a reafiação, como para a produção de ferramentas. “Os dois segmentos caminham em paralelo”, analisa Souza. A produção está na casa de 1.500 ferramentas/mês e até o início de 2009, a empresa pretende implantar o segundo turno e dobrar a produção.
Augusto Souza conta que os planos da Smart Service não param por aí. “O mercado está aquecido e ano a ano o Brasil vem aumentando a sua produção industrial”, observa, informando que a empresa já está negociando com a Schleifring a compra de mais uma afiadora Walter de cinco eixos para meados de 2009.