São Paulo, 30 de janeiro de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

24/09/2022

Blaser analisa cavacos em detalhe em inovadora série de testes

Na usinagem de titânio, as maiores temperaturas são atingidas próximo à aresta de corte e no cavaco. Isso é visível na nuvem clara que se forma ao redor do cavaco

(25/09/2022) – Utilizando câmeras de alta definição, lentes macro com filmes de alta velocidade e outros recursos, a Blaser Swisslube realizou uma série de testes para analisar o comportamento dos fluidos de usinagem no processo, assim como a formação de cavacos. Trechos dos filmes realizados pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa estão sendo agora disponibilizados (veja nos links abaixo).

Num dos filmes, com imagens macro e em câmara lenta, uma fresa de metal duro solta suavemente um cavaco de latão de forma perfeita. Envolvendo o cavaco que gira sobre si mesmo – bem no ponto onde o calor é maior – o fluido Synergy 735 da Blaser se turva e libera uma fase que parece oleosa, criando uma emulsão ainda mais lubrificante. Segundo a empresa, o objetivo das filmagens é o de analisar detalhadamente o processo de usinagem. “Usando o conhecimento acumulado e dados precisos agilizamos o desenvolvimento de melhores fluidos”, informa a empresa.

A ideia de registrar em vídeo e imagens de alta precisão os detalhes do processo de usinagem surgiu durante um projeto desenvolvido em parceria com a universidade ETH Zurich, da Suíça. A equipe de P&D da Blaser Swisslube, empresa suíça especializada em fluidos de usinagem, foi responsável pelo planejamento e implementação.

Latão, isento de chumbo, desliza sobre a lâmina de corte e cria um cavaco fino

A equipe utilizou uma câmera de alta velocidade com macro objetiva (posicionada atrás de um anteparo de vidro, de forma a isolar o fluido), capaz de registrar imagens nítidas e precisas durante o processo. Uma lâmpada circular garantiu a iluminação necessária durante o teste, onde foi empregada uma fresa de metal duro afiada com ângulo de ataque de 0°.

Segundo a empresa, os resultados são fascinantes. “As imagens de alta velocidade revelaram o desempenho superior do fluido isento de óleo e solúvel em água, o Synergy 735. O produto garantiu uma melhor lubrificação a temperaturas elevadas durante a usinagem, mostrando que sua ação é rápida, o suficiente para otimizar processos de fresamento”, informa a empresa, acrescentando que “o Synergy 735 muda suas características e se adapta como um camaleão aos diferentes processos de produção”.

Nos links abaixo, trechos dos filmes:

https://youtu.be/M-7hExeepBs

https://youtu.be/VvGnLc9lvsg

“Com nosso Centro de Tecnologia, conseguimos entender melhor o processo que os concorrentes. Esse olhar cuidadoso sobre todos os detalhes e a parceria entre nossa equipe de químicos e especialistas em usinagem nos permitem desenvolver fluidos que melhoram os processos de forma sustentável, reduzindo custos de produção e aumentando a vida útil das ferramentas”, afirma Marc Blaser, CEO da Blaser Swisslube.

As câmeras também registraram que, ao retornar à temperatura normal, o fluido Synergy 735 utilizado no teste volta a ficar transparente, mantendo a máquina limpa e permitindo uma visão clara da operação de usinagem. Outras vantagens são o odor neutro e a compatibilidade com a pele humana. “O Synergy 735 garante um acabamento superficial perfeito em inúmeros materiais – de ligas de alumínio e titânio a aços CrNi. A mínima formação de espuma também torna o produto ideal para sistemas de alta pressão”, destaca a Blaser.

O Centro de Tecnologia da Blaser Swisslube vem crescendo e se expandindo há mais de 10 anos. Hoje conta com 4 centros de usinagem CNC e uma retificadora de última geração numa área de mais de 1.500 metros quadrados dedicados à pesquisa. Novos desenvolvimentos são testados e as situações de trabalho dos clientes são recriadas em simulações realistas. Instrumentos de medição de alto grau de precisão garantem a interpretação correta dos dados obtidos nos testes.

No link abaixo, uma apresentação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Blaser

https://youtu.be/cYcQVncPAgI

Para medir o desgaste, uma câmera microscópica foi programada para captar automaticamente imagens da placa giratória a cada dois minutos. “O desgaste das ferramentas impacta o resultado econômico de um processo. Com nossas novas capacidades de medição, conseguimos captar dados relevantes diretamente da máquina”, explica o dr. Linus Meier, especialista em tribologia na Blaser Swisslube.

Graças ao fluxo otimizado de dados, é possível ajustar os fluidos no laboratório de forma mais rápida e simples. “Isso traz benefícios para nossos clientes. Fluidos de alto desempenho trazem um enorme potencial de redução de custos de fabricação — tanto aumentando a produtividade como diminuindo o desgaste das ferramentas”, ressalta Meier.

A Blaser lembra que é preciso combinar mais de uma dezena de ingredientes como óleos, emulsificantes e aditivos para chegar a um fluido ideal. “Para que o fluido seja realmente uma ferramenta líquida que otimiza a eficiência de todo o processo de produção, é preciso contar com pesquisa robusta em formulação, e também ter conhecimento profundo do processo e tecnologias usadas na usinagem. Há muito tempo a Blaser Swisslube aposta na combinação dessas duas disciplinas”, afirma Marc Blaser.

Montagem do teste. A ideia surgiu durante um projeto desenvolvido em parceria com a universidade ETH Zurich

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.