(26/06/2011) – Em 2011, a Irwin está completando completa 50 anos de atuação no mercado brasileiro. Com fábrica no Rio Grande do Sul, a companhia conta com portfólio formado por cerca de 6 mil ferramentas. Com crescimento médio de 10% ao ano nos últimos 10 anos, a empresa possui grandes perspectivas para 2011.
A história da empresa no Brasil começou em 1961 na cidade de Carlos Barbosa, com a fundação de uma metalúrgica com o mesmo nome desse município do interior do Rio Grande do Sul. A pequena fábrica, que produzia puas e trados metálicos para estradas de ferro, foi adquirida pelo grupo americano The Irwin Company, em 1982, e, daí para frente, direcionada à produção de brocas com a marca Irwin. Em 1998, com a aquisição da Twill, empresa especializada em brocas industriais, a unidade gaúcha passou a ser a única planta do grupo no mundo a manufaturar essa linha de produtos.
“A história da Irwin no Brasil é pautada pelo crescimento”, afirma Ary Moschen, diretor Comercial da Irwin. Atualmente, a unidade de produção de Carlos Barbosa – instalada em área de 76.500 m² – fabrica mais de 5,5 milhões de brocas por mês, voltadas ao mercado interno e exportação, empregando mais de 700 funcionários.
Lá são fabricadas 21 linhas de produtos, em mais de 6 mil modelos diferentes de ferramentas, entre eles, brocas, alicates, discos diamantados, serrotes, equipamentos de proteção individual e acessórios.
“O Brasil é hoje um dos cinco maiores países consumidores da Irwin”, diz Moschen. “Em 2011, queremos crescer acima do mercado, aproveitando a demanda aquecida no setor da construção civil, o potencial competitivo de nossos produtos e estratégias exclusivas de aproximação com nossos públicos”.