São Paulo, 25 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

27/08/2022

Demanda por bens industriais cai 1,1% em junho

(28/08/2022) – A demanda por bens industriais no Brasil registrou uma queda para muitos inesperada no último mês de junho na comparação com maio, segundo cálculos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais – que mede a parcela da produção industrial doméstica destinada ao mercado interno acrescida das importações – recuou 1,1%, após ter crescido 1,6% em abril e 1,3% em maio, na série com ajuste sazonal.

O estudo levantou também que no mês de junho deste ano a produção industrial doméstica destinada ao mercado nacional encolheu 0,9% ante maio, enquanto as importações de bens industriais, após crescerem 3,3% em maio, tiveram queda de 2,7%.

Na comparação com junho de 2021, o consumo de bens industriais no país teve ligeira alta de 0,1% em junho de 2022. A aquisição de bens nacionais subiu 0,3%. No entanto, a demanda por bens importados caiu 1,3%.

Mas, mesmo com esse resultado, o indicador encerrou o segundo trimestre de 2022 com expansão de 2,9% em relação ao primeiro trimestre do ano.

Ainda de acordo com a pesquisa do Ipea, a demanda de bens industriais nacionais aumentou 2,7% no segundo trimestre, enquanto a aquisição de bens importados teve uma elevação de 5,8%.

No segundo trimestre deste ano diante do segundo trimestre do ano passado, o indicador ficou estagnado (0,0%), devido a um recuo de 0,3% na aquisição de bens nacionais e alta de 0,6% na compra de bens importados.

Tomando por base a variação acumulada em doze meses, a demanda cedeu 1,2%, enquanto a produção industrial, mensurada pela Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulou uma queda de 2,8%. Na mesma base de comparação, as importações de bens industriais cresceram 11,9%.

A análise do Ipea engloba os mais importantes segmentos da economia, como os de bens de consumo duráveis, petróleo e bens de capital, e classes de produção, como bens da indústria de transformação e bens do extrativismo mineral, fornecendo, assim, um detalhado painel das condições da oferta e da demanda industriais dentro de determinados recortes de tempo.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.