
(15/06/2011) – Marca pioneira em ferramentas de metal duro, a Widia adotou novo posicionamento no mercado mundial. No ano passado, o Grupo Kennametal – a qual a marca pertence atualmente – decidiu separar todas as marcas de ferramentas de corte que controla em dois grupos. Num deles ficará apenas a Kennametal; no outro estarão as demais marcas sob o guarda-chuva da Widia. Assim, passa a trabalhar com as marcas Widia, Widia Hanita, Widia Rübig, Widia Manchester…
Ao todo são 40 marcas. No Brasil, além das já citadas, serão trabalhadas outras cinco marcas: Circle, Metal Removal, GTD, Metcut e Clapp-DiCo. Outra diferenciação dos dois grupos de produtos no País está na forma de atuação no mercado: a Widia será comercializada apenas via distribuidores. “Hoje, já temos 14 distribuidores atuando no Brasil, mas nosso plano é cobrir todo o mercado brasileiro”, diz Cláudio Oliveira, gerente de Vendas da Widia.
Na Feimafe, já em estande separado, a Widia apresentou suas novas linhas de produtos ao mercado. Também foram apresentados vários novos produtos, como a linha completa para torneamento com 8 novas classes e 21 geometrias. Na linha de fresamento, destaque para a M1200, com insertos de 12 arestas, e a M370, fresas de alto avanço, de 6 arestas e longa vida útil.
Na linha de furação uma das novidades era a própria linha Widia Rubig, ainda pouco conhecida no mercado nacional, composta de ferramentas inteiriças de metal duro, incluindo brocas com capacidade de furação até 30 x D. Segundo Oliveira, em comparação com as brocas-canhão, essas brocas têm capacidade para remover entre três e quatro vezes mais metal, além de oferecem excelente qualidade de furo e melhor tempo de ciclo. A linha conta ainda com machos e alargadores.
Outro lançamento era a VDS Drill. “Trata-se de uma broca de tecnologia inovadora, que não precisa de guias”, afirma Oliveira. Segundo o gerente, este fato (não ter guias) simplifica a produção, reduzindo o custo de fabricação, permitindo assim chegar-se a um preço bastante competitivo. “É uma linha de excelente performance, em alguns casos superior até às brocas com quatro guias”.
Na linha Widia GTD (Greenfield Tap & Die) o destaque era a ampla gama de produtos. “É uma linha muito forte. Só o catálogo tem 600 páginas”, diz Oliveira, frisando que os lançamentos eram os machos em HSS sinterizado e as brocas de interpolação.