
(31/07/2022) – Há dois anos, a Tornos Group, multinacional suíça, fabricante de tornos automáticos do tipo suíço e máquinas de múltiplos eixos, retornou ao mercado brasileiro, desta vez para atuar diretamente. Montou filial em Campinas (SP), instalou um showroom, mas – devido à pandemia – não pode promover um evento para inaugurar o espaço.
O que só pode ocorrer no último dia 21 de julho, quando foi promovido o evento batizado de Grand Opening. Pela manhã e à tarde, em duas sessões, aconteceu o Open House que reuniu clientes e fornecedores e que contou com palestras e apresentações sobre a tecnologia das máquinas da Tornos, empresa que vale lembrar criou o conceito dos tornos de cabeçote móvel. À noite, foram realizados um jantar no hotel Royal Palm e um show exclusivo da banda Jota Quest.
“Em 2020 retornamos ao Brasil. Decidimos criar uma operação que pudesse trazer para perto a tecnologia suíça e estreitar o laço, suporte e oportunidades para as empresas da indústria no Brasil”, afirmou a diretora das operações no país, Naiane Nunes. “Este evento veio para prestigiar o potencial da indústria no país e celebrar os resultados positivos da companhia em terras brasileiras”.
Para a executiva, o objetivo do evento – que já estava planejado desde a abertura da filial – “foi o de fortalecer a mensagem que queremos trazer à indústria brasileira, aos clientes, de que estamos presentes e que queremos caminhar junto a eles nessa busca pelos avanços tecnológicos necessários à indústria brasileira”.
“Hoje, a Tornos Group já está bem sedimentada nos segmentos Medical e Dental no Brasil e crescendo nos mercados de Defesa e Agricultura. Agora, com a nossa estrutura em Campinas queremos fortalecer também nossa presença no setor automotivo e entre os pequenos, médios e grandes prestadores de serviços de usinagem”, complementa.

Representantes da diretoria da Tornos Group vieram da Suíça para prestigiar o evento. “Estou especialmente orgulhoso do investimento contínuo da companhia no mercado brasileiro”, disse Michael Hauser, CEO da companhia. “É sempre muito emocionante estar no Brasil. A Tornos e o Brasil estão se unindo rumo a um futuro emocionante. Digo ‘emocionante’ porque o futuro aqui é promissor e a Tornos tem orgulho em fazer parte disso”.
Jens Thing, CSO da Tornos Group, lembrou que o Brasil é a nona maior economia do mundo, a maior da América Latina e o principal país da região no segmento de usinagem. “Esse mercado é crescente, a indústria está investindo em máquinas e ferramentas de última geração. Com o showroom em Campinas, estamos ainda mais perto destas empresas e deste mercado próspero e pronto para apoiar com nossa lendária experiência, nossas máquinas de ponta e nossos serviços focados no cliente”, explica.
Durante o Open House, o engenheiro de aplicação da Tornos, Ricardo Machado Fagundes Oliveira, apresentou o portfólio da companhia, detalhando a tecnologia presente nas principais linhas de produtos da marca. Na sequência, os técnicos da empresa no Brasil realizaram demonstrações práticas nas máquinas presentes no showroom: DT26 HP, GT13 e Swiss Nano 7.
Os convidados também tiveram a oportunidade de assistir a palestra do presidente-executivo da Abimei – Associação Brasileira de Importadores de Máquinas e Equipamentos para Indústria, Paulo Castelo Branco, que abordou o cenário econômico atual e o potencial do mercado brasileiro para a indústria de bens de capital.
