São Paulo, 23 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

23/07/2022

Aço especial da Aperam prolonga vida útil de carretas

(24/07/2022) – Utilizando o aço inox de alta resistência Endur 300, a Aperam South America desenvolveu baús de alta performance para caminhões que transportam o carvão vegetal produzido pela Aperam BioEnergia, no Vale do Jequitinhonha, para a usina, em Timóteo, Minas Gerais.

O aço foi desenvolvido pela empresa, em 2019, para atender à demanda do mercado por uma solução que unisse alta dureza e resistência à corrosão a baixo custo. Com o novo material, a expectativa da Aperam é de que a vida útil dos equipamentos passe de três para até nove anos.

Conforme divulgado pela empresa, os baús (inéditos no mundo) têm apresentado resultados impressionantes. Durante dois anos, a Aperam acompanhou o uso de caçambas basculantes feitas com o Endur por uma empresa parceira para transportar carvão mineral. O resultado foi um desgaste de praticamente zero das caçambas no período. “As chapas de aço, que tinham inicialmente 3 mm de espessura, na situação mais crítica, chegaram a 2,90 mm em maio deste ano, baixando 0,10 mm em dois anos de utilização, depois de transportar mais de 90 mil toneladas de carvão mineral, que é muito corrosivo”, conta João Paulo S. Porto, engenheiro de Aplicações da Aperam.

Segundo Porto, se a caçamba tivesse sido fabricada com aços convencionais – mesmo que inoxidáveis – ela estaria danificada pela ação corrosiva do carvão mineral, apresentando furos que exigiriam paradas para manutenção e, posteriormente, substituição das caçambas. “O Endur é uma inovação global. Não existe no mundo outro aço inox de alta resistência em chapas. Normalmente uma caçamba que transporta carvão mineral dura três anos e começam a aparecer furos. A caçamba produzida com nosso aço Endur e usada na empresa parceira já tem mais de dois anos de uso e está com a espessura praticamente intacta”, diz o engenheiro.

Inicialmente, 13 dos 120 caminhões da frota da Aperam BioEnergia serão equipados com os baús Endur, que são semirreboques puxados por caminhões-tratores. A BioEnergia é a unidade de negócios da Aperam South America dedicada ao plantio de florestas renováveis de eucalipto e produção do carvão vegetal usado nos alto-fornos da siderúrgica.

A expectativa da Aperam para este ano é produzir pelo menos 3.000 toneladas de Endur. “Quando aumentamos a vida útil de um equipamento em até três vezes, temos uma economia substancial de energia e de materiais, em linha com nossos preceitos de uma operação cada vez mais inovadora e sustentável”, afirma João Paulo S. Porto.

De acordo com o engenheiro, a intenção é acompanhar o desempenho dos equipamentos por meio do Centro de Pesquisas de Timóteo e, gradativamente, substituir as carrocerias de 100% da frota da BioEnergia.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.