São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

09/07/2022

Comau automatiza linha de produção de hidrogênio

(10/07/2022) – A Comau, empresa de automação industrial e robótica, está realizando um trabalho global, junto aos seus clientes, para automatizar a produção de células de combustível e eletrolisadores.

O objetivo da empresa é contribuir para a criação de energia confiável e zero emissão de poluentes. A iniciativa que faz parte do compromisso em reduzir custos na produção de células a combustível e eletrolisadores.

Na China, a Comau está colaborando com a Shanghai Hydrogen Propulsion Technology (SHPT), empresa especializada em células a combustível de hidrogênio, para o fornecimento de uma linha avançada de produção em série. Em outros projetos, a empresa está buscando oportunidades de criar, produzir e comercializar soluções de hidrogênio para veículos leves e pesados, trabalhando em um projeto piloto de fabricação de eletrolisadores na Europa e em oportunidades na Oceania.

Todos esses projetos visam automatizar ambientes de fabricação, tradicionalmente manuais. Isso permitirá elevar os volumes de produção e aumentar a qualidade dos processos de alta precisão. A automatização também pode reduzir custos em até 20%, de acordo com estimativas internas, parte pelo aumento da precisão e também pela redução dos encargos relacionados às medidas de segurança em ambientes controlados.

Sobre o projeto de hidrogênio na China, a Comau informa que a SHPT é uma subsidiária da SAIC Motor, cujos produtos de células a combustível de hidrogênio são amplamente utilizados em veículos de passageiros, ônibus, caminhões leves, médios e pesados, empilhadeiras, reboques e muitas outras aplicações. As tecnologias das células a combustível de hidrogênio e dos eletrolisadores também podem ser estendidas à geração e cogeração de energia distribuída, para navios, aviação e outros setores não relacionados ao segmento automotivo.

A colaboração da Comau com a SHPT para a linha de produção de células a combustível representa o primeiro projeto da empresa no campo de energia à base de hidrogênio. Como parte desse projeto, a Comau vai desenvolver e implementar tecnologia proprietária de alta precisão e alta velocidade para executar, simultaneamente, uma série de operações de empilhamento de peças.

Com entrega programada para o fim de 2022, esta solução tecnológica de ponta gerencia a coleta, leitura de códigos, posicionamento e carregamento, em apenas 4 segundos. Dessa forma, a Comau ajudará a SHPT a alcançar diversos objetivos de produção, incluindo o aumento da capacidade de produção anual, por meio de estações totalmente automatizadas.

De acordo com as estimativas internas, a Comau prevê que o uso de hidrogênio irá dobrar na próxima década, impulsionado em grande parte por novas vertentes, como a mobilidade e armazenamento de energia. A geração de Hidrogênio Verde também aumentará a demanda de eletrolisadores, dos 120 MW estimados, instalados em 2020, para mais de 20 GW previstos para 2030.

Em termos de células a combustível, a Comau avalia que o mercado irá crescer exponencialmente, de alguns milhares de unidades implantadas em 2020 a 1,2 milhão de unidades em torno de 2030, o equivalente a mais de 100 GW de energia de hidrogênio.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.