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São Paulo, 04 de junho de 2025

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03/05/2009

Como lidar com pessoas de baixa performance

(03/05/2009) – Pessoas não realizam seus trabalhos por duas razões: 1º não podem (por não saberem ou não conseguir); 2º não querem. Eles não podem ou simplesmente não vão fazer: “Pense sobre isso por um minuto”.

Há um mundo de diferenças entre as duas razões. Se elas não podem realizar seus trabalhos, é provável que isto indique uma simples falta de habilidade e conhecimento.

O segundo tipo de funcionário que escolhe não realizar o trabalho dele ou dela por qualquer razão, esses funcionários ou não estão certos do que é esperado deles, ou eles simplesmente se recusam a realizar o trabalho.

Vamos à análise deste Cenário.

Os líderes simplesmente esperam que os funcionários:

– Saibam o que é aceitável

– Que mudem por si

– Aprendam com as pessoas a sua volta

– Apenas “Façam”.

Os líderes erram por:

– Não ter certeza dos próprios padrões e critérios

– Não perceber sobre as expectativas dos funcionários de prosseguir

– Ter medo de deixar o funcionário chateado

– Não saber como dizer

Qual a solução ?

– Feedback efetivo e regular (se necessário corretivo)

– Definição de metas e avaliação de desempenho

– Criar um plano de coaching

– Se necessário disciplina progressiva

Precisamos entender a importância do feedback contínuo. Funcionários que recebem apoio consistente de outros, respondem mais positivamente ao feedback de desenvolvimento quando se fizer necessário.

Como um líder Coach, você usa suas habilidades de feedback para ensinar, guiar, encorajar e focar novamente seus funcionários. É importante constantemente encorajar e reforçar a mudança de performance.

Seus funcionários merecem uma reação honesta da sua parte, como um líder você precisa guiá-los de volta ao caminho certo, caso eles percam o foco, e sem o reconhecimento contínuo eles poderiam perder a vontade e desistir antes que eles tenham mudado positivamente.

Lembre-se a proposta geral é envolver os funcionários no processo de esforço em direção a grande performance que beneficiará a empresa bem como eles mesmos.

Sua confiança neles, construirá a confiança neles mesmos.

(*) Eduardo Farina é diretor da Filadélfia Consultoria Internacional – www.ffci.com.br – e-mail: farina@ffci.com.br

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