São Paulo, 28 de março de 2024

21/05/2022

O que é o passo diferencial em fresamento?

(*) Willem Wittebol

(22/05/2022) – O passo diferencial é a distância irregular entre os dentes de uma fresa. Esse desenho reduz a vibração e o ruído entre a máquina, a ferramenta e a peça de trabalho.

Geralmente, as fresas têm dentes regulares distribuídos de maneira uniforme. Porém, para aumentar a produtividade, principalmente em operações de fresamento 90°, é importante minimizar os riscos de trepidação.

Estudos científicos mostraram que a estabilidade da operação de fresamento melhora quando o espaçamento entre os dentes não for igual.

Por quê? – A vibração é gerada devido às interações dinâmicas entre a ferramenta de corte e a peça de trabalho. Isso pode acontecer até mesmo em máquinas-ferramenta de última geração. A trepidação pode se ocorrer, mesmo em velocidades muito baixas – que são usadas com frequência para suprimir a vibração durante a usinagem.

Além de seu efeito negativo sobre a vida útil da ferramenta, a trepidação deixa marcas na superfície, exigindo operações adicionais, geralmente manuais, para serem removidas, reduzindo a produtividade, aumentando os custos e tornando a qualidade do produto inconsistente.

Para eliminar a trepidação em sua operação de usinagem e melhorar as taxas de remoção de metais, as altas velocidades do fuso são usadas com fresas de passo regular. Todavia, isso não é possível em muitas operações porque a velocidade necessária pode não estar disponível na máquina-ferramenta usada pelo cliente.

As fresas com passo diferencial oferecem melhorias significativas em estabilidade quando a velocidade for limitada. O programa de fresas SSN11 da Dormer Pramet para fresamento de alto avanço, por exemplo, tem esse recurso de design incluído em sua faixa de diâmetro a partir de 40 mm.

(*) Willem Wittebol é gerente de Educação Técnica da Dormer Pramet

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.