São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

14/05/2022

Sinais de recuperação na indústria de veículos

(15/05/2022) – Os números de abril confirmaram as expectativas da Anfavea de uma reação da indústria automotiva no segundo trimestre. Mesmo com dois feriados e menos dias úteis, abril foi o melhor mês do ano em todos os indicadores do setor, com destaque para a média diária de vendas e as exportações.

De acordo com a Associação dos Fabricantes de Veículos, e apesar ainda de várias paradas de fábrica por conta da falta de semicondutores, a produção de autoveículos em abril foi de 185,4 mil unidades, 0,4% a mais que no mês anterior.

Na comparação com abril de 2021, quando a crise global de componentes eletrônicos ainda não era tão alarmante, houve queda de 2,9%. No acumulado do ano, o recuo é de 13,6% frente ao primeiro quadrimestre do ano passado.

Já as vendas tiveram boa reação, com média diária de 7.750 unidades em abril (a melhor desde dezembro), contra as 6.991 unidades/dia de março. No total, 147,2 mil unidades foram licenciadas, leve alta de 0,3% sobre março e baixa de 15,9% sobre o mesmo mês de 2021.

Na comparação de quadrimestres, a queda deste ano está em 21,4%, também levando-se em conta que no início do ano passado quase não havia restrição de oferta por conta de semicondutores.

“Poderíamos ter resultados de vendas ainda melhores se não fosse a persistente limitação de oferta provocada pela crise dos semicondutores”, afirma Márcio de Lima Leite, novo presidente da Anfavea, segundo quem, apesar da inflação e da alta dos juros, há uma demanda reprimida de clientes e locadoras, comprovada pelos bons números de venda no início de maio.

Os números referentes às exportações também são animadores. Já acumulam alta de 17,9% sobre o primeiro terço de 2021, com um total de 153 mil unidades embarcadas ao exterior. Foram 44,8 mil em abril, crescimento de 15,2% sobre março e de 32,3% sobre abril do ano anterior. Trata-se do melhor resultado para o quadrimestre desde 2018.

Evento adiado – Devido aos problemas da cadeia global de produção de veículos, a Anfavea e sua parceira RX decidiram adiar a realização do evento “São Paulo Motor Experience”, inicialmente programado para os dias 6 a 14 de agosto no Autódromo de Interlagos. Ainda não foi divulgada nova data.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.