São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

14/05/2022

Faturamento da indústria cai e emprego fica estável

(15/05/2022) – Elaborada mensalmente pela CNI – Confederação Nacional da Indústria, a pesquisa “Indicadores Industriais” referente ao último mês de março apontou queda tanto no faturamento real da indústria de transformação como da massa salarial, na comparação com o que foi levantado no mês de fevereiro.

De acordo com a pesquisa, embora o rendimento médio do trabalhador do segmento também tenha caído, o índice de emprego se manteve estável pelo segundo mês consecutivo. O que não chega a ser uma boa notícia, já que os dados apontam para uma perda no ritmo de recuperação do emprego no início de 2022, o que interrompe uma trajetória de alta iniciada no segundo semestre de 2020.

Além da estabilidade em relação à geração de empregos, os indicadores mostram que as horas trabalhadas na indústria em março se mantiveram no mesmo patamar de fevereiro.

Esse cenário reflete o baixo crescimento da indústria no primeiro trimestre do ano e se soma ao momento de inflação elevada. A inflação medida pelo IPCA ficou em 1,06% em abril e atingiu 12,13% em 12 meses.

Foi a maior variação para um mês de abril desde 1996. A inflação também ficou mais “esparramada”, afetando 8 em cada 10 itens pesquisados pelo IBGE.

“Depois de uma queda nos empregos provocada pela pandemia entre fevereiro e julho de 2020, houve recuperação consistente com 20 meses de crescimento ou estabilidade”, resume o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo. “Na comparação com março de 2021, a alta é de 2,7%, mas os primeiros três meses de 2022 mostram a perda do ritmo de recuperação do emprego que se verificou em 2021”, destaca o executivo.

Entre os indicadores que registraram baixa está o rendimento médio real da indústria, com queda de 0,2 ponto percentual, juntando-se aos índices negativos relativos à massa salarial real (- 0,3 ponto) e ao faturamento real (- 0,4 ponto), que acumula o segundo recuo consecutivo.

De outro lado, a pesquisa mostra que a utilização da capacidade instalada (UCI) se encontra estável, em um patamar elevado e acima do nível pré-pandemia. A UCI atingiu 80,9% em março, o que significa apenas 0,2 ponto percentual abaixo do nível registrado em março do ano passado.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.