São Paulo, 26 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

30/04/2022

Vale investirá R$ 1,6 bi para construir planta da Tecnored no Pará

(01/05/2022) – Neste mês de abril, a Vale deu início às obras de construção da primeira planta comercial da Tecnored, em Marabá (PA). No projeto, que deve estar inteiramente concluído em 2025, a empresa prevê investir R$ 1,6 bilhão. A planta terá inicialmente capacidade de produção de 250 ktpa de ferro-gusa verde e poderá chegar a 500 ktpa no futuro.

A tecnologia Tecnored, inovação 100% brasileira, patenteada em 27 países, embora desenvolvida há mais de 30 anos por professores da USP e do IPT, atende às demandas atuais da indústria, em especial no que se refere à emissão de gás carbônico. Trata-se basicamente de um processo de obtenção de ferro-gusa de baixa emissão de carbono, com a substituição de matérias-primas tradicionais como carvão e coque, por fontes de energia que emitem menos CO2, como biocarbono (diferentes tipos de biomassa).

De acordo com Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale, a meta da mineradora é operar a planta com 100% de biomassa até 2030. “A implantação da Tecnored representa um passo importante na transformação da mineração, contribuindo para tornar a cadeia do processo cada vez mais sustentável”, disse.

“O projeto Tecnored é de grande importância para a Vale e para a região e trará ganhos de competitividade, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento para a região”, afirmou Bartolomeo, durante a cerimônia de início das obras, realizada no Pará.

Baixo Carbono – A tecnologia atende também as metas da própria Vale, que estipulou o objetivo de reduzir em 15% as emissões de seus clientes e fornecedores até 2035. “Soluções tecnológicas próprias de baixo carbono para siderurgia vêm sendo desenvolvidas pela Vale há alguns anos”, destacou Luiz Eduardo Osorio o diretor-executivo de Relações Institucionais da Vale, referindo-se não só à Tecnored, mas também à HBI, tecnologia de produção a gás natural.

A planta será implantada no Distrito Industrial de Marabá e deve gerar, na fase de implantação, 2,6 mil empregos diretos e indiretos e 400 postos de trabalho na fase operacional.

A tecnologia Tecnored vem sendo desenvolvida há 35 anos. Em 2008, a empresa foi adquirida pela antiga Aços Villares (hoje Gerdau) e pelo BNDES. Em 2011, foi instalada a primeira planta de demonstração industrial, em Pindamonhangaba (SP), em operação até hoje. Em 2014, a Vale adquiriu 100% das ações da empresa.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.