São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

02/04/2022

Gühring reforça aposta no setor eólico

 

(03/04/2022) – Os investimentos no setor eólico no Brasil têm sido constantes e crescentes. De acordo com a Abeeólica – Associação Brasileira de Energia Eólica, no ano passado, o Brasil foi o terceiro no ranking dos países que mais ampliaram a sua capacidade de geração de energia eólica no mundo. Entre 2011 e 2019, foram investidos US$ 35,8 bilhões (cerca de R$ 190 bilhões em valores atuais), segundo a Bloomberg News. Desde 2019, a fonte eólica é a segunda da matriz elétrica nacional e a que mais tem se expandido, com previsão de gerar cerca de 200 mil empregos nos próximos anos.

Para atender a este importante segmento industrial, a Gühring Brasil conta com vasta linha de soluções de alta tecnologia e tem reforçado seu portfólio. Neider Oliveira Soares, coordenador de engenharia e Inteligência de Mercado da empresa, destaca que esse setor conta no Brasil com uma importante cadeia produtiva, formada por mais de 100 indústrias diretamente ligadas ao setor, reunindo fabricantes componentes eólicos, como pás, torres, geradores e naceles, além de empresas de serviços que fazem a montagem da turbina e do aerogerador.

“Os fabricantes de turbinas requerem roscas especialmente grandes e o programa da Gühring inclui machos e machos laminadores para roscas tamanhos M16 a M39, especificamente para essas aplicações”, informa Soares.

Indicada também para o segmento eólico, a broca helicoidal HT 800 WP tem geometria de corte adequada para usinagem de aço, aço inoxidável, ferro fundido e alumínio. Já a família de brocas helicoidais RT 100 é apropriada para realizar furos de diversas profundidades, inclusive em aplicações de furos profundos. Outras soluções, como brocas canhão, também produzidas pela Gühring, são exemplos de ferramentas para realizar estes tipos de operação.

Outro exemplo é a linha Grooving, que pode ser utilizada na indústria eólica, devido a um abrangente programa de barras para torneamento, corte, canais e rosqueamento, composto por aproximadamente 8.000 produtos. “Oferecemos também uma grande diversidade de sistemas de fixação, de componentes para o spindle da máquina, mandris, dentro da linha GM 300”, ressalta Soares. Cita também a linha de alargadores HR500, que são importantes para o mercado eólico e que estão disponíveis com uma vasta linha de soluções robustas e de alta tecnologia.

Soares explica que, na fabricação de pás eólicas, a produção dos furos para passagem das hastes roscadas com as quais a pá do rotor é fixada ao hub, pode ser feita com uma broca sólida de metal duro com ponta de PCD, ou com uma broca de ponta intercambiável HT800 com PCD soldado. A operação de rosqueamento pode ser feita com machos laminadores standard para roscas pequenas, bem como machos especiais para roscas grandes.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.