São Paulo, 18 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

26/03/2022

Munkfors, da Suécia, instala fábrica em São Paulo

(27/03/2022) – A Munkfors, uma das principais fabricantes mundiais de serra de fita, com sede na Suécia, acaba de instalar uma fábrica em Valinhos, no interior paulista. A primeira unidade fabril da empresa no continente americano é resultado de parceria realizada com a nacional SKG indústria.

Adiada por conta da pandemia de Covid-19 – os investimentos estavam previstos para ter início em 2020 -, a implantação da Munkfors no País está dividida em etapas e prevê, além da colocação da marca no território nacional, a introdução do processo de produção e a instalação.

Entre os objetivos está o de atender, além do país, outros mercados da América do Sul a princípio com as lâminas para corte em frigoríficos. “Toda esta movimentação deve ser concluída a curto e médio prazos”, informa o gerente de Operações na SKG, Wagner Huber.

“Com esta parceria, a SKG adquire a visão de fabricante ao invés de ser uma simples importadora. Essa novidade faz muita diferença para o mercado frigorífico nacional, porque gera competitividade e ainda resolve as questões de custos para quem precisa – ou precisava – importar”, afirma Huber.

O gerente explica que, em um primeiro momento, os itens ainda serão produzidos na Suécia e finalizados na fábrica brasileira. Nacionalmente, as peças serão customizadas conforme os pedidos dos clientes, respeitando as necessidades de cada um. Aplicações de ligas metálicas e dentições, por exemplo, serão anotadas pelos vendedores e, posteriormente, definidas para a preparação do produto final.

Segundo a SKG, a linha de produtos da Munkfors se caracteriza pela alta performance: alguns modelos de serra fita na linha para abate, por exemplo, possibilitam até mil cortes de carcaça por dia. Normalmente, uma serra fita corta até 400 ou 500 peças. “Esse salto na capacidade acontece porque as lâminas são de um aço de alta durabilidade e o processo de corte e solda é diferenciado. Isso evita desperdício de tempo com trocas de lâminas e gera economia ao frigorífico com menos gasto com material para cada animal abatido”, explica.

Madeira e Metalurgia – Após a implantação da marca no mercado dos frigoríficos, a Munkfors projeta a entrada no segmento madeireiro e metalúrgico. “Nos próximos anos não vamos apenas ampliar a área física da empresa, mas a área comercial também. Serão priorizadas as parcerias com empresas especializadas em cada segmento de atuação nos mesmos moldes adotados pela matriz sueca em sua forma global. É provável que outros países também sejam abastecidos pelo Brasil”, explica o gerente de operações.

SKG – A cutelaria profissional foi a primeira especialidade da SKG, com produtos para corte na indústria frigorífica. Em 2020 iniciou parceria com a Tramontina, passando a atuar de forma exclusiva com facas da marca, sendo responsável pelo atendimento técnico, industrial, logístico e comercial para toda a linha de cutelaria profissional destinada ao segmento. Este foco de atuação permitiu à marca Tramontina dobrar em apenas um ano a sua participação de mercado, que segue crescendo em 2022 rumo à liderança deste segmento, que é o objetivo de médio prazo estabelecido entre ambas as empresas.

A SKG também oferece soluções completas para este mercado, incluindo as máquinas de afiação de facas, proposta desenvolvida em parceria com a Datec, especializada na construção de máquinas e projetos de automação. A Datec, assim como a SKG, também possui suas raízes na cidade de Chapecó (SC).

“Esse know-how foi utilizado para o desenvolvimento de máquinas de afiação de facas, completando o trabalho da SKG”, comenta Huber. O portfólio consegue atender pequenos, médios e grandes empreendimentos, oferecendo alternativas mais simples e bem tecnológicas, com opções de capacidade de afiação que partem de 60 facas por hora, em algumas máquinas destinadas a empresas menores, até 360 facas por hora no equipamento de maior porte, além de agregar em uma mesma máquina as atividades de afiação, desbaste e polimento do fio das facas.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.