São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

26/03/2022

Gesac produz 28% do metal duro consumido no mundo

(27/03/2022) – Ainda pouco conhecida no Brasil, se instalou por aqui há apenas dois anos, a Gesac é um nome de peso no mercado mundial de ferramentas de metal duro, afinal é responsável por cerca de 28% de todo o metal duro consumido no mundo e de 65% de todo o carboneto de tungstênio utilizado na China.

Isso se explica pelo fato de a empresa – a Gesac Tools, Golden Egret Special Alloy Co. – ser integrante do grupo chinês Xiamen Tungsten Co.,Ltd, e atuar em toda a cadeia da produção do metal duro, desde a extração do minério de tungstênio até a produção de produtos acabados para usinagem, mineração, entre outros, além de fornecer hastes e cilindros brutos e semicabados  para praticamente todos os grandes players do mercado mundial de ferramentas de corte para usinagem.

A Gesac obviamente também fornece pó de metal duro para o mercado mundial, além de ser um dos principais fornecedores mundiais de uma série de produtos e subprodutos do tungstênio e de outras terras raras. A linha é composta, por exemplo, de concentrado de tungstênio, subprodutos de molibdênio e tungstênio; chapas, arames, componentes de precisão etc.; metal duro para cilindros e pastilhas, insertos, materiais e peças de desgaste; além de vários materiais de terras raras, incluindo óxido de terras raras, metais raros e materiais luminescentes, materiais magnéticos e de baterias de lítio.

No Brasil, país onde se instalou em 2020, com a instalação de uma filial em Vinhedo (SP), a empresa já comercializa sua linha de hastes, cilindros e barras de metal duro, disponiveis em diversas classes, além de uma linha completa de ferramentas de corte para torneamento, fresamento e furação.

“Mesmo tendo chegado muito recentemente ao País, a Gesac do Brasil já conseguiu uma participação importante no mercado brasileiro e nosso objetivo é chegar a 15% de participação num curto espaço de tempo”, afirma Flavio Oliveira, diretor-presidente da filial brasileira.

De acordo com Oliveira, um fator que destaca a Gesac das demais marcas do mercado mundial “está na qualidade da matéria-prima, feita a partir do minério puro, ou seja, não existe o uso de material reciclado, algo muito comum na indústria atual, o que lhe confere propriedades importantes como maior resistência ao desgaste e maior vida útil”.

O executivo explica que isso só é possível pelo fato de a Gesac ser proprietária da maior parte das jazidas de tungstênio da China, país que conta com as maiores reservas de tungstênio do mundo, com mais de 50% das reservas comprovadas do mineral. O governo chinês, aliás, vem restringindo a disponibilidade mundial do metal através da limitação da concessão de licenças para exploração, produção e exportação, proibição do investimento estrangeiro e estabelecimento de quotas para quantidade máxima produzida e exportada.

Do minério de tungstênio ao cavaco – Ao longo das últimas décadas o metal duro tem sido o principal material utilizado para a construção de ferramentas aplicadas em vários setores da indústria.  As áreas de usinagem de metais, mineração e conformação mecânica são altamente beneficiadas pelas propriedades desse material que, além de alta dureza, pode combinar resistência ao desgaste e estabilidade quando exposto a temperaturas elevadas.

Sua composição química tem influência direta nas propriedades, conforme os teores dos elementos presentes na mistura. O metal duro é obtido a partir dos seguintes compostos:

  • Carboneto de Tungstênio (WC) – Principal composto do metal duro, é responsável pela dureza e confere alta resistência ao desgaste por abrasão e à altas temperaturas.
  • Cobalto (Co) – Elemento de liga do metal duro em aproximadamente 95% dos casos, está presente na composição em teores que geralmente podem variar desde 3 a 25%, devido à sua capacidade de dissolução ao WC. O cobalto confere tenacidade ao metal duro e aumenta a resistência ao impacto gerado em processos em que a solicitação mecânica é intermitente.
  • Carbonetos refratários – outros carbonetos são adicionados à composição e variam conforme o tipo de aplicação. Carbonetos de tântalo, titânio, molibdênio, nióbio, entre outros, são importantes para determinação das microestruturas e dos tamanhos de grãos que, por sua vez, tem grande influência nas propriedades mecânicas do metal duro.

Metalurgia do pó – O metal duro é fabricado através do processo de metalurgia do pó que consiste nas seguintes etapas:

  • Extração e processamento do minério de tungstênio e preparação do carboneto (WC) em forma de pó
  • Preparação dos carbonetos refratários
  • Preparação das classes de metal duro conforme os teores de WC, Co e carbonetos refratários
  • Compactação
  • Sinterização
  • Retífica e cobertura.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.