São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

19/03/2022

ABB fornece robôs para nova fábrica de baterias da Scania

(20/03/2022) – A ABB fechou acordo com a Scania para o fornecimento de soluções robóticas para a nova fábrica em Södertälje, Suécia. A instalação, dedicada à montagem de baterias, é vista como um marco na jornada da Scania em direção à eletrificação de veículos pesados. Ao todo serão investidos cerca de US$ 108 milhões na planta que deve estar totalmente operacional em 2023.

“A indústria automotiva sempre esteve na vanguarda da automação, mas com a migração para a eletrificação, enfrenta grandes mudanças nos processos de produção estabelecidos. Com nossa experiência, projetaremos e ajudaremos a implementar a flexibilidade na fabricação, que é vital para líderes de mercado como a Scania para promover essa mudança”, disse Joerg Reger, diretor-geral da linha de negócios automotivos da ABB Robotics.

A planta – de 18 mil m² e altamente automatizada – será construída ao lado da fábrica de montagem de chassis da Scania. A unidade montará módulos de bateria a partir de células fornecidas pela fábrica de baterias da Northvolt, também na Suécia, com os pacotes completos entregues diretamente no pavilhão de montagem do veículo. A Northvolt é a maior fábrica de baterias de íons de lítio da Europa.

Vários robôs da ABB estarão envolvidos no processo de montagem, incluindo os modelos IRB 390, IRB 4600 e IRB 6700, juntamente com soluções adicionais para apoiar o processo de produção. Projetado para a indústria de embalagens, pela primeira vez o robô IRB 390 será usado em uma instalação de produção de baterias. Segundo a ABB, o robô – que combina velocidade e potência – pode montar placas de contato em baterias a uma taxa de uma placa a cada segundo, 24 horas por dia.

O software de simulação e programação RobotStudio, também da ABB, permitirá a verificação completa da linha de produção antes da implantação, o que reduzirá significativamente os prazos de entrega e apoiará o processo de qualidade.

A Scania e a ABB trabalham em parceria há mais de quatro décadas e estão colaborando na construção de infraestrutura de produção para veículos elétricos. Recentemente, as empresas se uniram para criar soluções de carregamento para veículos pesados, que também serão alimentados por baterias fabricadas pela Northvolt.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.