São Paulo, 29 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

19/02/2022

Aço Toolox reduz tempo de usinagem

(20/02/2022) – Entre os vários fatores que influem na produtividade da usinagem está a matéria-prima utilizada na produção de peças e componentes. Entre os objetivos da siderúrgica SSAB, com o desenvolvimento do aço Toolox, está o de reduzir o tempo de usinagem.

Segundo a SSAB, trata-se de um aço de alta resistência “conhecido como uma excelente alternativa para peças usinadas de alta responsabilidade”. De baixo teor de carbono e estrutura homogênea, oferece alta produtividade em diferentes componentes, enquanto a ausência de tensão residual faz com que seja possível obter tolerâncias muito apertadas. O Toolox garante a mesma performance em todas as chapas e barras, sendo a escolha ideal para peças seriadas”, informa a empresa.

Para ilustrar a superioridade do aço Toolox na prática, a SSAB promoveu um teste, com a fabricação de um mesmo componente de desgaste em prensas de reciclagem em dois tipos de aços: Toolox33 e aço SAE 4140. Este último recebeu tratamento térmico prévio para aumentar sua dureza. Porém, ainda assim, segundo destaca a empresa, a resistência mecânica do Toolox 33 era quase 40% maior do que o 4140 – o que, em tese, deveria significar pior usinabilidade.

O teste foi realizado na empresa espanhola Tallers Kapisil. Com mais de 40 anos de experiência no campo de usinagem, a Tallers Kapisil possui grande conhecimento na fabricação de componentes usinados, inclusive usando aços de alta dureza e peças em aços endurecidos. As operações realizadas na peça foram de fresamento, furação e rebaixamento.

O primeiro componente produzido foi feito do aço SAE 4140, com os parâmetros típicos para esse tipo de material. O tempo total de usinagem para conclusão da peça foi de 58 minutos. Em seguida, fabricou-se a mesma peça em aço Toolox 33, seguindo as recomendações de usinagem da SSAB. O tempo total de usinagem foi de apenas 34 minutos – uma redução de 41%.

Ainda segundo a SSAB, apesar da maior velocidade, as ferramentas não apresentaram maior desgaste, e o acabamento superficial do Toolox se mostrou superior. “O teste mostra o potencial de aumento de produtividade ao adotar o uso de aços modernos, como o Toolox”, destaca a empresa.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.