São Paulo, 22 de maio de 2022

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

05/02/2022

Pequenas Indústrias têm desempenho favorável em 2021

(06/02/2022) – Segundo a pesquisa Panorama da Pequena Indústria, realizada pela CNI – Confederação Nacional da Indústria, as pequenas empresas ganharam fôlego no último trimestre do ano passado.  O Índice de Desempenho ficou em 47,7 pontos, resultado positivo frente ao mesmo período de anos anteriores. Em 2020, foram registrados 49,4 pontos devido à recuperação da indústria no pós-pandemia. O indicador varia de 0 a 100 pontos e quanto maior ele for, melhor a performance do setor.

“Normalmente, é esperado uma queda na transição do terceiro para o quarto trimestre. Nos últimos dois anos, essa desaceleração foi mais suave, o que é uma boa notícia, pois significa que mantiveram suas atividades de produção em ritmo”, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

O Índice de Situação Financeira registrou 42 pontos, com queda de 1,1 ponto em comparação ao mesmo período de 2021. Mesmo com a sutil retração, o índice permanece acima da média histórica de 37,7 pontos. “Independentemente do segmento industrial, seja extrativa, de transformação ou de construção, no quarto trimestre de 2021, o pequeno empresário relatou estar com mais dificuldade que o normal para acessar crédito”, destaca Azevedo.

A pesquisa mostra que os pequenos empresários estão otimistas. O ICEI – Índice de Confiança do Empresário Industrial para as pequenas empresas alcançou 55,9 pontos em janeiro de 2022. Houve uma queda de 1,8 ponto na comparação com dezembro de 2021. O resultado representa uma reversão do avanço da confiança que havia sido registrada na passagem de novembro para dezembro de 2021.

Apesar da queda em 2022, o ICEI para a pequena indústria permaneceu acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança. O indicador também está acima da média histórica de 52,8 pontos. Portanto, o empresário segue otimista, mas com menos confiança que em dezembro.

As perspectivas são boas para 2022. O Índice de Perspectivas da pequena indústria começou o ano favorável: aumentou de 50,2 pontos, em dezembro de 2021, para 50,9 pontos, em janeiro de 2022. O resultado está bastante acima de sua média histórica (46,4 pontos).

Para acessar a pesquisa na íntegra, Clique Aqui

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.