São Paulo, 20 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

29/01/2022

Comau instala linha de montagem de motores elétricos na Geely

(30/01/2022) – A Comau, empresa do Grupo Stellantis especializada em soluções de automação industrial, desenvolveu e implantou uma linha de montagem automatizada e-drive na fábrica da Geely Automobile Holdings localizada em Ningbo, na China. A nova linha será utilizada para a montagem, de ponta a ponta, de motores elétricos, caixas de câmbio e inversores.

Projetada em colaboração com a própria equipe da Geely Veremt, um dos braços da produção de veículos elétricos da holding, a linha também possibilita o controle de qualidade e testes automatizados. A solução aumentou a taxa de automação da fábrica de 40% para 80%, oferecendo uma capacidade de produção em escala máxima de 120 mil unidades por ano.

O projeto levou em conta principalmente os objetivos de produção de alto volume da Geely Veremt. Utilizando uma série de robôs para instalar os rotores do motor, a linha automatizada ainda oferece recursos de posicionamento e guiamento por visão 3D, instalação automática de imãs de alta velocidade, injeção automática dos núcleos de rotor, correção automática do equilíbrio dinâmico e magnetização.

A linha de comando elétrico inclui também montagens avançadas, como alojamento do estator motor, luva térmica, testes estáticos e dinâmicos do motor, colocação e pressão automática de rolamentos, colocação e aperto automático de parafusos, medição e seleção automática de juntas.

“A solução tornou o nosso processo de fabricação bem mais ágil e eficiente”, disse o vice-presidente da Geely Veremt, Sun Yongjing. “Além disso, as linhas automáticas ajudam a garantir que nossos novos produtos tenham o mesmo nível elevado de qualidade e excelência que os que já estão no mercado”.

Para a Comau, a entrega da nova linha de montagem para a Geely é resultado direto da experiência de longa data da companhia na área de automação, digitalização e manufatura inteligente, além da expertise pioneira em eletrificação.

“A nossa intenção é inclusive a de expandir o relacionamento com a Geely e ajudá-la em seu caminho na mobilidade elétrica com o nosso know-how técnico e a nossa metodologia em sistemas para motores elétricos”, revelou Wang Junwu, chefe de tecnologia da Comau China.

Junwu citou um estudo da IHS Markit, no qual a consultoria estima que os veículos elétricos representarão entre 60% e 80% de todas as vendas de carros novos em 2050. É este crescimento que está levando, segundo o executivo da Comau China, as fabricantes de automóveis a procurarem meios de automatizar o conjunto de motorização, que combina motores elétricos, transmissões e eletrônica de potência em uma mesma unidade.

“Naturalmente, vão se abrir muitas oportunidades para as empresas da área de automação industrial, como a Comau, que estão na vanguarda desta tendência”, enfatizou Junwu.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.