São Paulo, 23 de junho de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

16/04/2011

Grupo Megga comemora 20 anos de fundação na Feimafe

(17/04/2011) – O Grupo Megga escolheu a Feimafe 2011 para comemorar seus 20 anos de atividades em importação e distribuição de máquinas. Criado em 1991, quando o mercado brasileiro ainda era fechado às importações, o empreendimento cresceu e se transformou num dos principais importadores de máquinas do mercado brasileiro.

Hoje, o grupo reúne seis empresas, seis filiais, quase uma centena de representantes cobrindo o País de Norte a Sul, 200 colaboradores e um faturamento anual de US$ 200 milhões, com projeção de chegar a US$ 1 bilhão até 2020.

HISTÓRIA – O grupo nasceu da visão empreendedora de Thomas Lee, Lawrence Huang e Silvio Colafemina. A primeira importação foi feita em 1991: uma parafusadeira elétrica, fabricada em Taiwan. Mesmo com todos os impostos – que chegaram a 100% do valor da ferramenta – , a parafusadeira custou 40% mais barato que sua similar nacional. Rapidamente, foram vendidas 200.

O segundo produto importado, uma fresadora, também de Taiwan, chegou ao Brasil por menos da metade da nacional, apesar dos impostos. “O mundo começava a falar em globalização e a indústria brasileira tinha produtividade muito baixa. As máquinas feitas aqui eram muito caras e não havia competição. Poucas fabricantes dominavam o mercado”, lembra Thomas Lee, CEO do Grupo. Foram vendidas duas, depois quatro e logo a Meggaton, empresa criada para fazer as importações, trazia cinco contêineres com máquinas e ferramentas de Taiwan.

A abertura proporcionada pelo Plano Collor, um ano depois, encontrou a Meggaton pronta para importar tornos convencionais e CNC (uma novidade na época) a partir de um escritório localizado na Av. São Gabriel, zona Sul de São Paulo. “Fomos os primeiros a trazer máquinas-ferramenta CNC para o Brasil”, lembra Lee. Em 1994, a Meggaton participou da sua primeira feira, a Mecânica, e no ano seguinte fez a estreia na Feimafe.

ASCENSÃO ATÔMICA – Meggaton, a empresa que deu origem a todas das empresas do Grupo, ganhou este nome inspirada na força explosiva da bomba atômica, que é medida em megatons. O G dobrado foi sugestão de um numerologista, que vislumbrou o potencial de crescimento da nova empresa. “No primeiro ano, vendemos 100 mil dólares em máquinas e ferramentas, no segundo já foram 900 mil dólares e no terceiro ano alcançamos 4 milhões de dólares e o dobro no ano seguinte. As previsões estavam certas!”, brinca Thomas Lee.

Em 2003, interesses diversos motivaram a saída dos sócios, ao mesmo tempo em que Lee percebeu a oportunidade de desmembrar a empresa, constituindo uma nova unidade, focada em máquinas mais sofisticadas, com alto agregado tecnológico. Nascia assim a Meggatech, para fornecer centros de usinagem e tornos de alta velocidade e performance. No ano seguinte, nascia Meggaforming, voltada ao segmento de máquinas para o corte e a conformação de chapas metálicas. A Meggaplástico, voltada à importação de máquinas para o processamento, nasceu em 2006.

“De repente, éramos um grupo de empresas trabalhando para aumentar a produtividade e a competitividade da indústria nacional”, destaca o CEO. Em 2007, o fundador passou a presidência para o filho Stefan Lee, assumindo a presidência do Conselho do grupo. Queria descansar, mas, contaminado pela visão de futuro e o vírus do empreendedorismo, constituiu ainda duas outras empresas: a Meggalog, em 2008, voltada para o segmento de logística e movimentação de cargas, e a Meggadig, no ano passado, dedicada ao setor de construção.

Ao todo, o Grupo Megga já vendeu mais de 20 mil máquinas no Brasil, o que daria para encher 20 estádios de futebol. “Fomos o primeiro importador de máquinas-ferramenta no Brasil, o segundo de segmento de transformação de plástico e o segundo da área de corte e conformação de metais”, informa Thomas Lee. “A importação de bens de capital é imprescindível no Brasil atual. O país tem que importar para continuar crescendo”.

Atualmente, o grupo representa mais de 20 marcas de fabricantes da China, Taiwan, Japão, Coreia, oferecendo garantia de assistência técnica em todo o País e o compromisso de buscar sempre a melhor solução para os clientes.

“Nossa missão é apresentar soluções de produtividade e tecnologia com produtos de qualidade e excelência de serviços”, apregoa Thomas Lee, que não se cansa de crescer: “Eu nunca desisto”, avisa Lee, prenunciando que outras Meggas virão. É esperar para ver.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.