Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 05 de julho de 2025

Apoio:

Anúncio

30/01/2011

Ford Taubaté chega a 5 milhões de motores

(30/01/2011) – Neste mês de janeiro, a Ford Taubaté está comemorando alguns marcos históricos: a produção de 5 milhões de motores e de 4 milhões de transmissões desde sua inauguração em 1974 e o primeiro ano de produção do Sigma, novo motor global da montadora e o primeiro flex feito inteiramente de alumínio.

Segundo a montadora, a Ford Taubaté é considerada a mais moderna fábrica de motores do Brasil e uma referência para a Ford no mundo. Hoje, é responsável pela produção das famílias de motores RoCam e Sigma e das transmissões IB5, que equipam diversas linhas de veículos vendidas na América do Sul, América do Norte e África.

“A Ford Taubaté produz motores e transmissões de última geração. Historicamente, seus produtos já equiparam ícones, como o Mustang e o Thunderbird, e hoje estão presentes no Ka, no Fiesta RoCam, no EcoSport, na Courier, no Focus e no New Fiesta, este último tanto para o Brasil, na versão flex, como para os Estados Unidos”, afirma Celso Salles, gerente da Fábrica da Ford em Taubaté.

Atualmente, com capacidade de produção anual de 430 mil motores e 430 mil transmissões, o primeiro motor produzido em Taubaté foi o OHC 2.0 e 2.3, para equipar o Mustang e o Thunderbird, nos EUA, o Ford Sierra, na Argentina, e o Maverick e a F-1000 no Brasil.

INVESTIMENTO – Em 2010, a fábrica iniciou a produção do motor Sigma 1.6. Para que fosse produzido aqui, foi criada uma unidade inteiramente nova, que duplicou a capacidade produtiva de Taubaté, com investimento de R$ 600 milhões. Segundo a Ford, a unidade conta com o estado da arte em equipamentos e adota um sistema de produção que prioriza a qualidade e a eficiência.

Sua linha de montagem, com 1 km de comprimento, é a maior em extensão da América Latina. Além da alta produtividade, oferece flexibilidade de adaptação para novos modelos. Entre outros equipamentos de última geração, conta com centros de usinagem de 4 e 5 eixos e modernos testes de performance para garantir a qualidade dos processos de manufatura.

“Nossos processos de usinagem e montagem são flexíveis e vários testes são efetuados ao longo do processo, com rastreabilidade para garantir a qualidade do produto final”, informa Celso Salles. “Embora o motor Sigma já seja fabricado em outras fábricas do mundo (Índia e Inglaterra), a fábrica de Taubaté foi pioneira em novos conceitos de manufatura aplicados à produção, que também foram adotados na fábrica de Chennai, na Índia.”

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: