(19/12/2010) – A Siemens Brasil encerrou o ano fiscal 2010 com 23% de aumento de entrada de pedidos, um dos melhores resultados do grupo no mundo. Segundo a subsidiária brasileira, “o resultado reflete a retomada do desenvolvimento econômico do País, principalmente nos setores industrial, de energia, óleo e gás, renováveis, transporte metro-ferroviário, mineração e siderurgia e saúde, que motivaram a empresa a ampliar sua capacidade produtiva”.
A entrada de pedidos saltou de R$ 4 bilhões no ano fiscal de 2009 para R$ 4,9 bilhões. O faturamento líquido chegou a R$ 4,2 bilhões, cerca de 10% acima do exercício anterior. “O ano de 2010 foi muito bom para a Siemens no Brasil. Mantivemos um crescimento médio de três a quatro vezes o PIB brasileiro”, afirmou Adilson Primo, presidente da Siemens Brasil.
Pela segunda vez em três anos, a Siemens no Brasil obteve o maior crescimento entre as operações da empresa nos BRICs, atingindo o patamar de 32% em moeda internacional (Euro) e superando seus pares (17% da Índia, 12% da China e -4% na Rússia).
Futuro – Na avaliação do presidente da Siemens Brasil, o “o atual momento brasileiro é excelente, mas a sua manutenção depende da adoção de algumas medidas”. Em sua opinião, essas medidas devem estimular a produção local. “O estímulo hoje é para a importação”, disse, referindo-se particularmente ao câmbio.
Primo lembrou que os projetos previstos para o Brasil no período 2010-2030 somam cerca de 2,82 trilhões de euros. “Pouquíssimos países no mundo hoje contam com tal volume de projetos”, disse. “Estamos otimistas com o Brasil e com a nossa empresa. Nos próximos cinco anos queremos dobrar nosso faturamento interno no Brasil”.
