São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

14/11/2010

Algumas considerações sobre a fundação de máquinas

(*) Celso Zanette
(07/11/2010) – Muitas vezes tratado como secundário, ou até mesmo ignorado, o sistema de fundação costuma ser lembrado apenas como consequência após a detecção de algum defeito apresentado pela máquina. Normalmente, as máquinas são ancoradas à fundação que, por sua vez, tem como objetivo isolar a máquina de vibrações externas, assim como isolar a área externa das vibrações geradas pelo equipamento, além de prevenir contra algum tipo de torção que a máquina possa sofrer.
Este documento tem o objetivo de lembrar a todos os envolvidos com vendas, instalações ou manutenções de máquinas a importância da fundação. Qualquer máquina necessita de terreno no mínimo resistente ao seu peso somado ao peso da fundação. É sempre importante saber sobre qual terreno ela deverá ser colocada.
Tendo isto em vista, é importante questionar o cliente sobre qual o tipo de solo e piso existente do local onde será instalada a nova máquina. Existem máquinas semelhantes já instaladas na fábrica ou algum outro tipo de máquina que tenha peso e movimento similar à nova máquina?
As fundações para máquinas se resumem em sua maioria em três tipos principais:
1) Bloco de concreto com área pré-determinada de acordo com o tamanho da máquina isolado lateralmente (conforme figura abaixo).

Para ler a continuação clique no link abaixo

Algumas considerações sobre a fundação de máquinas – 2

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.