São Paulo, 18 de maio de 2024

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16/05/2010

Mecânica 2010: volume de negócios empolga expositores


(16/05/2010) – Corredores repletos, estandes movimentados, visitantes interessados. A fotografia da Feira da Mecânica 2010 não poderia ser melhor para o setor de máquinas brasileiro, após os dissabores da crise internacional que derrubou as vendas de máquinas-ferramentas à metade. Realizado no momento oportuno, o evento atraiu grande número de visitantes – talvez acima até do previsto pelos organizadores -, possibilitando a concretização de significativo volume de negócios.

“Essa feira deve elevar o nosso volume de negócios por pelo menos dois meses”, comemorava Paulo Lerner, diretor do Grupo Bener. “O movimento esteve acima de nossa expectativa, que já era boa”.

“Visitantes focados, com interesse em adquirir máquinas e em fase de investimentos”. Para Jean Cardoso, diretor do Grupo Alltech, essa foi uma das marcas da Mecânica 2010. “Esse evento nos deixa muito otimistas para os próximos anos”.

“Esta edição da Mecânica esteve mais ativa que o normal desde o primeiro dia. Devemos superar nossas expectativas”, comentou Hermes Lago, diretor de Comercialização de Máquinas da Romi. “Creio que vamos repetir o desempenho obtido na feira de 2008, que foi muito bom”. Para o diretor, o movimento registrado no evento parecia indicar que, após sua realização, o patamar de negócios se elevaria a níveis similares aos de 2008.

Para turbinar os negócios na feira, a Deb´Maq criou promoção para o Logic 195 III, modelo mais vendido da empresa. Em dois dias 43 unidades já haviam sido vendidas, para surpresa de Mauro Trevisan, gerente de Marketing. Segundo Trevisan, em 2009 o volume de faturamento se manteve graças às vendas de máquinas de grande porte. “A feira confirmou o retorno dos negócios também nas linhas de pequeno porte“, disse, frisando que observou maior pulverização do público do que em outras edições, com boa presença de empresas do Nordeste, Norte, Centro-Oeste, RJ e SC.

Com estande de 350 m² e 25 máquinas em exposição, a Cimhsa chegou à Mecânica com meta ousada. “Nos primeiros dois dias já tivemos retorno considerável, atingindo 50% de nosso objetivo”, informou Vinícius Cordeiro, gerente de Vendas. Aproveitando o momento favorável, a empresa preparou uma linha de financiamento própria, bastante atrativa, e promoções em alguns modelos especialmente para o período da feira.

Stefan Lee, presidente do Grupo Megga, disse não ter se surpreendido com o bom movimento. “Este movimento está em linha com o que vinha ocorrendo no mercado a partir de abril”, afirmou, explicando que desde o início da recuperação dos negócios, em agosto de 2009, o mercado vinha `andando de lado´. Para o executivo, o nível de consultas já se iguala ao de 2008.

Décio Lima, diretor da DMG, considerou a feira excelente. “Acima da expectativa quanto aos negócios realizados, assim como na discussão de projetos novos com previsão de investimento no curto e médio prazos”, disse. As previsões de vendas, em unidades e em valores, foram superadas. Entre as surpresas, o diretor cita a venda de um centro de torneamento CTX Alfa 500, com sub-spindle e eixo Y, de alto valor. “Trata-se de um modelo que ainda não tínhamos comercializado no Brasil”.

Para a TM Bevo, tradicional no segmento de especiais e que recentemente passou a comercializar máquinas-ferramenta, a participação no evento foi bem-sucedida. “Em termos de divulgação foi excepcional. Fizemos ótimos contatos, sentimos que os novos produtos da Quaser – o centro horizontal HX 504 e o vertical MV 154 – tiveram boa aceitação e já surgiram os primeiros negócios”, disse Oswaldo Basílio, representante para a região do ABC.

Observação feita por Alfredo Ferrari, diretor da Ergomat, refletia a opinião de muitos expositores. “A Mecânica tem apresentado sensível evolução nos últimos anos, no que se refere à organização, ao nível dos expositores e na própria apresentação dos estandes”. Ferrari também se dizia satisfeito com o nível e volume dos visitantes desde a abertura da exposição. “Fechamos a venda de cinco máquinas já no primeiro dia, o que não é usual”. Em sua avaliação, muitos visitantes aguardaram o início da feira para conhecer os novos produtos e definir seus investimentos. “Esta feira vai contribuir para o nosso desempenho em 2010, além de apontar a direção do mercado para os próximos anos”.

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