São Paulo, 18 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

14/03/2010

Cresce o interesse pela tecnologia multitarefa

(14/03/2010) – Por permitir a produção de peças complexas com uma única fixação, o que garante maior precisão geométrica, as máquinas multitarefas estão conquistando o mercado. Para atender esse crescente mercado, Sandvik Coromant, Okuma e Seacam realizaram no início de março o evento “Multi-Task Day”, no Centro de Produtividade da Sandvik, em São Paulo.

“O mercado de máquinas multitarefa cresce em todos os segmentos industriais, especialmente no aeronáutico, médico, de energia e petrolífero”, explica Fernando Garcia, gerente de Vendas MI e Soluções Especiais da Coromant. “O motivo de termos promovido este evento em conjunto é porque temos consciência da importância do trabalho em conjunto dos fornecedores, em especial nesse tipo de tecnologia. Através dessa sinergia é que conseguimos ofertar a melhor solução para os clientes”.

O evento, que lotou as dependências do Centro de Produtividade da Sandvik, deve ser reproduzido em outras localidades. “Tivemos uma procura acima da capacidade. Temos intenção de promovê-lo em outras datas e também em outras cidades”, informa Garcia.

“A complexidade de operação das máquinas multitarefa evidencia a necessidade de interação entre os fornecedores de máquina, software e ferramentas de corte”, afirma Fernando Tachikawa, gerente Comercial da Seacam. Em sua participação, o gerente abordou as características necessárias a um software CAM para atender a operação das multitarefas, caso do Feature Cam. “O software precisa oferecer a programação mais rápida e automatizada possível, além de oferecer ferramentas de simulação (para evitar colisões) e para sincronização das operações – já que mais de um eixo ou torre podem estar em operação no mesmo momento”, explica.

Glauco Bremberger, gerente de Engenharia e Aplicações e Assistência Técnica da Okuma, observa que não existe uma parceria formal entre as empresas, mas “dada a complexidade do conceito multitarefa, tanto usuários finais quanto fornecedores entendem que é muito importante o trabalho conjunto de ferramentas, máquinas e software para que o cliente possa receber uma solução que funcione”, diz. “A idéia básica é facilitar o conceito para os usuários finais e reduzir o prazo de implementação”.

TECNOLOGIA MADURA – Bremberger explica que a tecnologia multitarefa existe há vários anos, porém o custo era elevado. Nos últimos anos, porém, ocorreu “um amadurecimento da tecnologia”, de acordo com o gerente, promovendo maior equilíbrio entre investimento e retorno. “Este fato justifica a maior procura pelas máquinas multitarefas hoje”.

Por outro lado, passou a haver no mercado maior pressão externa no que se refere a qualidade, preço e prazo de entrega, o que levou os fabricantes à busca de alternativas de produção. Em alguns casos, o conceito multitask pode ser a solução, já que oferece a possibilidade de usinar peças complexas, que antes exigiam equipamentos e processos especiais. “Muitas vezes, a peça ou produto pode ser feita inteiramente em uma única máquina, o que se reflete em maior velocidade de produção (menor prazo de entrega) e melhoria da qualidade, na medida em que não agrega erros devidos sucessivas fixações”, explica.

A Okuma produz várias famílias de máquinas multitarefa: Multus, MacTurn, VTM-YB e MU-VL. São máquinas que podem realizar as operações de torneamento, fresamento, furação, brunimento, retifica e geração de engrenagens. Alguns modelos podem realizar todas essas operações. É o caso da Multus, que conta com sete eixos, ou da Macturn, de nove eixos.

COROPLEX – “A Coromant tem como estratégia estar presente nos nichos de maior valor agregado”, afirma Paulo Videira, especialista de Produto – Multitask, informando que a empresa conta com linha dedicada a tecnologia multitarefa, a CoroPlex. Videira lembra ainda que o Coromant Capto – sistema de fixação desenvolvido pela Sandvik – está presente em cerca de 80% das máquinas multitarefas produzidas em todo o mundo.

A CoroPlex é uma linha de suportes, formada por ferramentas multifuncionais, conjugadas e míni-torres que vão ao encontro da filosofia multitask, ou seja, a flexibilidade, economizando inclusive espaço no magazine das máquinas. Alguns suportes da linha – que utiliza os insertos do portfólio da empresa – conjugam quatro ou cinco operações numa única ferramenta.

Videira observa que a demanda por ferramentas multitarefas, assim como a das máquinas, vem se desenvolvendo rapidamente, embora o conceito seja aplicado principalmente a peças complexas e não a seriadas. “O crescimento dessa tecnologia no Brasil mostra também a maior diversificação da indústria brasileira, com o crescimento dos setores de óleo e gás, geração de energia e aeronáutico”.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.