São Paulo, 07 de maio de 2024

12/10/2008

Motores: a funcionalidade dos ímãs permanentes – II

WMAGNET – O acionamento do motor de ímãs WEG é do tipo brushless AC com ímãs no interior do rotor (pólos salientes) e ímãs de alta energia (NdFeB). Os motores Wmagnet com ímãs de NdFeB não apresentam perdas Joules (RI2) no rotor, ao contrário dos motores de indução com gaiola de esquilo convencional. Como as perdas Joule são uma parcela significativa das perdas totais nos motores de indução, retirando a gaiola de esquilo e substituindo-a por ímãs, o motor Wmagnet assegura rendimento muito maior do que os encontrados nos motores das linhas Standard e Alto Rendimento Plus.

Os ímãs no rotor garantem grande redução nas perdas elétricas e, conseqüentemente, asseguram menor elevação da temperatura do motor. Devido a estas vantagens, o volume e o peso do motor Wmagnet, comparado a um motor de indução de mesma potência, é menor, e o tempo de vida é significativamente aumentado.

Comparado a um motor de indução equivalente, o volume do motor Wmagnet chega a uma redução de aproximadamente 47%, resultando em uma alta relação de torque/ volume e uma redução de 36% no peso.

Para uma mesma relação de torque/potência, diminuindo-se o tamanho da carcaça, o sistema de ventilação também é reduzido. Desta forma, é verificado um significativo decréscimo no nível de ruído causado pelo ventilador acoplado ao eixo do motor.

Outra grande vantagem do motor Wmagnet é que este pode operar com torque constante em uma ampla faixa de velocidade com sistema auto-ventilado sem a necessidade de ventilação forçada.

INVERSOR WEG CFW-09-PM – Um inversor CFW-09-PM, com software desenvolvido pela WEG, é necessário para acionar o motor Wmagnet. O inversor utiliza o método de controle vetorial, que permite o controle de torque mesmo em velocidade nula e também em altas rotações.

O acionamento de motores de ímãs normalmente necessita de um sensor de posição de alta resolução no rotor. Contudo, a utilização destes sensores aumenta o custo do acionamento. Desta forma, a WEG desenvolveu no inversor CFW-09-PM uma nova tecnologia sensorless (sem sensor), que possui um avançado algoritmo de controle que estima a posição e velocidade e elimina o sensor de posição, reduzindo o custo do acionamento.

(*) Artigo escrito pelo Departamento de P&D do Produto – Motores – WEG Equipamentos Elétricos S.A.

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