(09/08/2009) – Evolução das famílias de brocas ChamDrill e ChamDrillJet, da Iscar, a SumoCham é composta de brocas com bocais de refrigeração torcidos e cabeças de furação intercambiáveis, disponíveis em diferentes configurações para diversos grupos de materiais.
Podendo ser utilizadas em centros de fresamento ou em tornos, a SumoCham oferece quatro diferentes geometrias de cabeça de furação standard, desenhadas para um melhor desempenho e alta confiabilidade quando utilizada em diversos materiais. As cabeças são fabricadas com uma aresta de corte viva e canais polidos e estão disponíveis na gama de diâmetro de 8 a 25,9 mm.
Um detalhe, segundo a fabricante, é que as cabeças de furação possuem canais retificados para um fluxo de cavaco suave, ininterrupto, além de entalhe retificado que melhora a penetração. De acordo com o material de divulgação do produto, estes recursos permitem incrementar em até 100% a produtividade.
O desenho da haste da broca está de acordo com o padrão DIN 9766, com profundidade de furação disponível para os raios de diâmetro de 1,5XD, 3xD, 5XD e 8xD. Todos os corpos de broca possuem furos de refrigeração helicoidais.
Um cilindro preciso, adicionado à parte de fixação, melhora a rigidez e reduz os esforços internos. Os planos do apoio de rotação na ferramenta são produzidos com retífica de precisão, que melhora o controle da posição da cabeça de furação e do suporte, assegurando melhor desempenho e maior vida útil da ferramenta.
O alojamento da cabeça de furação possui 33% menos esforço interno. Para evitar que a pastilha se desloque durante a furação, há um apoio axial no alojamento, que é efetivo mesmo após a força de fixação ser perdida.