São Paulo, 08 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

26/07/2009

CoroMill 345, de 8 arestas: economia e produtividade

(26/07/2009) – Em seu mais recente pacote de lançamentos, o Coropak 09.1, a Sandvik Coromant apresentou a fresa CoroMill 345. Com pastilhas quadradas de 45º e boa taxa de remoção de cavacos, a nova fresa tem alcançado boa receptividade do mercado por vários motivos. Um deles, como destaca José Gamarra, gerente Técnico do Departamento de Engenharia, é o fato de contar com oito arestas, o que torna a operação mais econômica e produtiva em operações de pequenas e médias profundidades de corte, pois apresenta boa taxa de remoção de cavacos.

Disponível nos diâmetros de 40 mm a 250 mm, a Coromill 345 foi desenvolvida para aplicações em geral com foco, neste último CoroPak, na usinagem de aços, contando com várias classes de metal duro. ”Porém, também temos testado uma delas, a 1030, em ferro fundido com bons resultados”, acrescenta.

Entre as características técnicas apontadas pelo gerente está o calço exclusivo que torna a fixação da pastilha mais firme. “Com fixação por parafuso muito precisa, essa nova ferramenta oferece apoio total da pastilha no calço, permitindo a utilização de dados de corte mais altos”, explica. “A montagem da pastilha no corpo da fresa se caracteriza inclinação axial mais positiva, muito favorável nas pequenas e médias profundidades, possibilitando uma ação de corte bem suave e uma baixa pressão axial na peça”.

Outro detalhe lembrado pelo gerente é que as operações de fresamento, em geral, são muito ruidosas. No caso da 345, porém, isso não ocorre, devido à geometria inovadora. “A operação é silenciosa”, informa, observando que a ferramenta traz desenhos otimizados de canal de cavacos para cada passo, visando um escoamento de cavacos excelente e vida útil segura. “A linha conta com gama completa de passos para cada diâmetro: diferencial largo, fino, extrafino e extra-extrafino e o cliente escolhe o passo mais adequado para sua aplicação”.

SEGURANÇA – Gamarra conta que, além da economia e da produtividade, a nova fresa tem tido boa aceitação no mercado brasileiro devido à segurança de operação que oferece. O gerente explica que cresce no Brasil as operações sem monitoramento, com três ou mais máquinas operadas por uma única pessoa. “A CoroMill oferece maior segurança e previsibilidade muito grande, proporcionando uma usinagem sem problemas de quebras, assim é possível programar as trocas, reduzindo o tempo de máquina parada”.

Gamarra aponta ainda mais uma característica da CoroMill 345: a refrigeração é direcionada para cada pastilha, através de furos de refrigeração no corpo da fresa. “Isso é um fator de grande ajuda em operações específicas de materiais que precisam de refrigeração”

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.