São Paulo, 03 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

28/06/2009

Seco lança porta-fresas com sistema antivibratório

(28/06/2009) – Grandes e complexos componentes monolíticos e cavidades profundas são áreas de difícil acesso para usinagem e, portanto, exigem longos balanços de ferramenta. Essas aplicações estão se tornando cada vez mais comuns, de acordo com a Seco Tools, que, para solucioná-las, desenvolveu os porta-fresas antivibratórios Steadyline, que oferecem substancial melhora na rigidez dinâmica das montagens de fresas.

Equipado com um sistema passivo de amortecimento dinâmico, estrategicamente posicionado à frente da barra, onde a flexão é maior, o Steadyline amortece as vibrações assim que são transmitidas pela ferramenta de corte ao corpo da barra, impedindo que se propaguem pela barra, limitando a flexão da ferramenta. Segundo a fabricante, o resultado é maior rigidez; estabilidade otimizada (mesmo em condições de corte extremas); operação mais silenciosa; e melhores condições de corte. Os benefícios: maior produtividade, melhor acabamento superficial e vida mais longa para ferramenta e eixo-árvore.

A Seco Tools explica que sem o amortecimento, as condições de corte devem ser adaptadas às restrições do porta-ferramentas (frequência natural): uma longa e maçante análise de frequência FFT é necessária para obter as condições de corte otimizadas. Já o Steadyline – solução pronta para o uso – permite maiores velocidades de corte e profundidades de corte ap x2 a x4, aumentando a taxa de remoção dos cavacos. “Uma típica operação com grandes balanços pode ser realizada duas vezes mais rápido que um sistema clássico, sem mencionar a maior vida operacional”, informa o material de divulgação do produto.

Os porta-fresas Steadyline oferecem até três vezes mais rigidez dinâmica do que porta-ferramentas sólidos equivalentes. Isso permite usinagem com balanço acima de 5xD com condições de corte otimizadas. De acordo com a fabricante, o Steadyline oferece as mesmas vantagens independentemente do tipo de operação de fresamento, número de dentes da fresa ou material da peça.

É fabricado em aço de alta resistência com cobertura protetiva, dinamicamente balanceado e com canais para refrigeração através do piloto. Estão disponíveis em uma série de tipos e tamanhos (cilíndricos, com reforço cônico, HSK, Seco-Capto, DIN, BT e CAT).

São recomendados para qualquer operação de fresamento com longos balanços e esforços predominantemente radiais; usinagem de moldes e matrizes profundos; usinagem de peças monolíticas complexas, particularmente nas indústrias aeroespaciais, automotivas e de geração de energia.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.