São Paulo, 28 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

14/06/2009

Walter lança broca PCD para usinagem de polímeros

(14/06/2009) – Segundo a Walter do Brasil, a usinagem de polímeros CFRP ou GFRP ainda é um processo difícil. Na maioria das vezes só é economicamente viável com o uso de ferramentas com revestimento PCD. Disponível em todos os diâmetros entre 2 e 6,4 mm, a nova broca PCD “vem demonstrando grande potencial na usinagem de polímeros reforçados com fibras”, informa o especialista de ferramentas PCD da empresa, Kelson Queiroz.

Segundo Queiroz, a maior vantagem da nova ferramenta é que pode ser reafiada e recondicionada muitas vezes, o que reduz significativamente os custos com ferramentas. Desenvolvida especialmente para materiais compostos, a broca possui geometria especial que reduz as forças de corte e, assim, minimiza o risco de delaminação. Como resultado, a ferramenta é ideal para a indústria aeroespacial, onde estes materiais são cada vez mais utilizados.

“Graças à tecnologia de sinterização PCD, paradas no processo devido a falhas decorrentes do processo de soldagem pertencem ao passado”, garante Queiroz. “Durante a usinagem de uma peça de 11.4 mm de espessura em CFRP, com fibras em diversas direções (0°, 45° e 90°), a broca atingiu uma vida útil de 600 furos, sem nenhum sinal de delaminação”, comenta.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.