São Paulo, 28 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

14/06/2009

Renishaw lança cabeçote de medição em cinco eixos

(14/06/2009) – A Renishaw colocou no mercado brasileiro o Revo, cabeçote de medição em cinco eixos e sistema de apalpador. Segundo a fabricante, o produto incorpora a tecnologia Renscan5 e é capaz de aumentar a velocidade de medição em até 900%, comparado ao método tradicional de escaneamento em três eixos, além de economizar horas de calibração se comparado aos tradicionais sistemas indexáveis.

De acordo com Cláudio Pavani, engenheiro de Vendas Técnicas da Renishaw Latino Americana, o Revo elimina as limitações dos sistemas de escaneamento em três eixos – nos quais as tentativas de movimentar rapidamente uma máquina de medir, resultavam em altos erros de inércia causados pela aceleração e desaceleração da mesma. “A única maneira de manter com precisão aceitável nos sistemas de escaneamento três eixos era diminuir, ou não utilizar a velocidade total da máquina de medir”, diz.

Já o Revo utiliza movimentos sincronizados de cabeçote e máquina, seguindo rapidamente qualquer alteração da peça, sem introduzir os erros dinâmicos da máquina. A máquina de medir é capaz de movimentar-se a uma velocidade constante durante as medições, sem impactar a precisão. “O Revo possibilita infinitas posições de indexação do cabeçote e inovadora tecnologia de ponta-sensível, que aumenta a precisão das medições devido ao suave contato da ponta com a superfície inspecionada”. 

Conforme o técnico, essa combinação de velocidade, flexibilidade e precisão proporciona alta performance em uma completa gama de aplicações de escaneamento. “A Renishaw acredita que o sistema Revo é revolucionário”, diz, acrescentando que duas aplicações recentes na indústria automotiva e aeroespacial, com grande elevação no tempo de medição foi presenciada pelos usuários. “A primeira aplicação foi a medição de uma turbina utilizada na indústria aeroespacial, onde é necessário medir nove seções de escaneamento no perfil do rotor: oito longitudinais nas pás; dois no perfil principal e, finalmente, e um no perfil do anel”. Quando realizada com o sistema de escaneamento em três eixos, a medição da pá exigia 46 minutos. Com o Revo, o tempo necessário foi de apenas 4 minutos e 30 segundos – 922% mais rápido.

O outro exemplo é com a medição de um bloco de motor automotivo, no qual é necessário medir doze assentamentos de válvula, mais três escaneamentos circulares em cada um dos doze furos. “Escaneando os assentamentos de válvula com o Revo a uma velocidade de 400 mm/s e 50 mm/s nos furos, o tempo total de medição foi de 3 minutos e 42 segundos”, garante, lembrando que com o sistema tradicional eram necessários 29 minutos e 13 segundos do escaneamento, com economia de 690%. “O Revo e o Renscan5 aumentam significativamente as capacidades da máquina de medir”, reforça Pavani.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.