São Paulo, 01 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

24/05/2009

Inovação em machos laminadores para novos desafios

(24/05/2009) – A linha de rosqueamento da Walter Prototyp acaba de ganhar um reforço com o lançamento dos machos laminadores da Protodyn (S) Eco Plus. Para a empresa, a nova família vai estabelecer nova tendência em roscas laminadas, “já que os machos laminadores Walter Prototyp foram aperfeiçoados para atender às novas necessidades do mercado”. As modificações envolvem geometria, revestimento e sistema de refrigeração. 

Segundo Carlos Moraes, especialista em ferramentas rotativas da Walter do Brasil, “os machos Protodyn (S) Eco Plus “garantem performance muito superior à dos machos laminadores encontrados no mercado”. Ele acrescenta que todo o processo de fabricação da ferramenta foi baseado em reduzir ao máximo o coeficiente de atrito, essencial para aumentar a vida útil da ferramenta e garantir o melhor acabamento das roscas laminadas. 

Para exemplificar, cita o perfil poligonal dos machos de HSS-E que foi otimizado, visando reduzir a fricção entre a ferramenta e a peça a ser usinada. “Soma-se a isso o novo processo de revestimento, no qual a rugosidade final obtida resulta em menor atrito e menores temperaturas de trabalho, aumentando significativamente a vida útil do macho”, explica. Os revestimentos disponíveis são TIN para laminação de aços até 1200N/mm² e alumínio e TiCN para aço inox e ligas de alumínio. Outra alteração apontada pelo especialista está na geometria do chanfro: “permanece a entrada forma “C” (2 a 3,5 filetes), mas foram feitas modificações que possibilitaram melhorar o desbaste nos primeiros filetes, garantindo mais uma vez o melhor acabamento e aumento de vida útil”.

Uma das principais inovações da nova família está na refrigeração. “Os especialistas em rosqueamento da Walter Prototyp criaram o exclusivo sistema de refrigeração radial, permitindo reduzir ainda mais os esforços de laminação nos primeiros filetes do macho devido à lubrificação direcionada para esta parte critica do rosqueamento”, diz. Segundo ele, esse desenvolvimento é ideal para situações que exigem muito da ferramenta, caso de usinagens profundas de até 4xD.

O tratamento superficial vaporizado na haste também deve ser destacado, na opinião do especialista. “Isso proporciona aumento significativo no atrito entre a fixação e a ferramenta, reduzindo ainda mais as chances de a ferramenta deslizar dentro da fixação”. Os machos estão disponíveis na tolerância 6HX nas roscas métrica e métrica fina e podem ser aplicados em furos passantes ou cegos. A ferramenta também pode operar em processos de usinagem MQL. 

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.