São Paulo, 29 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

10/05/2009

Nova fresa F4033, da Walter: altas taxas de remoção

(10/05/2009) – A Walter, fabricante alemã de ferramentas de corte, amplia a linha Xtra.tec com o lançamento da F4033 fresa de facear para desbaste pesado, equipada com pastilhas quadradas negativas de 16mm e 8 arestas de corte. Segundo a fabricante, a nova fresa é indicada especialmente para fabricantes de máquinas, equipamentos agrícolas e mecânica pesada. Com κ=45º e disponível numa gama de diâmetros de 50 a 200 mm, a fresa possibilita altas taxas de remoção de material, com profundidades de corte de até 9mm e avanços por faca de até 0,6 mm.

A robusta geometria do inserto possibilita um corte suave devido ao ângulo de saída positivo de 16º, reduzindo o consumo de potência da máquina. “Em operações de desbaste pesado com as ferramentas atualmente disponíveis no mercado, é comum termos picos de potência quando se trabalha com profundidades de corte entre 4 e 5 mm. Isso ocorre mesmo em máquinas de grande porte. Com a F4033, aliada a um bom planejamento do processo de usinagem, é possível ter altas taxas de remoção de cavaco por minuto, reduzindo tempos de máquina”, esclarece Sander Gabaldo, especialista de fresamento da Walter do Brasil, lembrando que a ferramenta é indicada para a usinagem de aços e ferros fundidos, assim como aços inoxidáveis e materiais de difícil remoção.

Gabaldo informa que o primeiro teste realizado no Brasil se deu recentemente numa indústria de ponta. A operação era o desbaste pesado em aço SAE 1045 (com cordão de solda e paredes finas), para a produção de uma base de máquina. Dados: diâmetro de corte: 125 mm; 8 facas; velocidade de corte: 200 m/min; avanço por faca: 0,35mm; profundidade de corte: 6,5 mm; potência de corte estimada: 35 kW. Segundo o especialista o resultado foi o seguinte: usinagem isenta de vibrações, com redução do consumo de potência da máquina e, principalmente, redução do tempo de usinagem.

O objetivo do teste – explica Gabaldo – era aumentar a taxa de remoção de material, pois o cliente necessitava aumentar de produtividade. Segundo ele, “a Walter conseguiu superar as expectativas do cliente, em função da geometria que alia suavidade no corte e robustez de aresta em uma única ferramenta. O cliente ficou muito impressionado com a facilidade com que a F4033 removia os cavacos”.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.