São Paulo, 21 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

05/04/2009

Broca com conexão de ferramenta para altos torques

(05/04/2009) – A Mapal desenvolveu a conexão TTS (Sistema de Transferência de Torque), permitindo soluções de ferramenta que, como num sistema de cabeça intercambiável, minimizam o uso de metal duro, obtendo melhoria nos dados de corte e na qualidade do processo. A conexão se caracteriza por uma transmissão radial de 12 ou 18 dentes, dependendo do diâmetro da cabeça de metal duro a qual pertence. Devido ao inovador sistema de transmissão de corte, é possível obter diferentes geometrias para a cabeça intercambiável. Além disso, garante ótima transferência de torque e alta precisão de troca e concentricidade.

A principal utilização da nova conexão são as brocas TTD, nas quais a cabeça intercambiável é fixada por um pino rosqueado aplicado lateralmente ao corpo. Isso significa que a cabeça pode ser trocada diretamente na máquina. Um dispositivo de posicionamento incorporado à transmissão assegura que as ranhuras de fixação e a passagem do liquido do refrigerante fiquem alinhados do corpo à cabeça da broca. De acordo com a fabricante, o resultado da geometria da lâmina na cabeça da broca, com dois ou quatro chanfros de guia, possibilita atingir o mesmo nível de qualidade e desempenho que as brocas de metal duro.

Disponível para profundidades de 3xD, 5xD e 8xD, a empresa oferece três diferentes cabeças intercambiáveis: o tipo 01 para aço e ferro fundido, o tipo 02 para aços inoxidáveis e o tipo 03 para metais não-ferrosos com alcance de diâmetro de 15,7 a 32 mm.

Segundo a Mapal, entre os cases de sucesso das brocas de cabeça intercambiável TTD está a usinagem de cabeçotes em GJL-280 com seis furos passantes rosqueados de ø17,28 x 140 mm realizados em ambos os lados até o diâmetro de 16,9 mm – posteriormente acabados com alargador convencional de múltiplas facas até o ø17,28 mm. Lembrando que a geometria de transmissão assegura boa precisão do posicionamento e a melhor concentricidade e tolerância para os diâmetros, a Mapal informa os dados de corte utilizados na operação: n = 1.900 min-1; vc = 100 m/min; vf = 500 mm/min (15 mm), então 1.030 mm/min

O revestimento MxF da broca TTD contribui para a alta qualdiade do processo, facilitando o trabalho de acabamento do furo feito realizado com alargador de múltiplas facas, dentro da tolerância necessária. Outro detalhe apontado pela fabricante é o aumento da vida útil das cabeças intercambiáveis, que duram mais de 100 m. Comparado com os resultados da concorrência, atinge-se vida útil da ferramenta 60% maior e 50% na redução de tempo de usinagem.

No caso da usinagem do furo central em virabrequins de aço tratados termicamente, comparando-se à broca com insertos, a TTD permite a produção de furos com velocidades e avanços superiores. O resultado é a economia de tempo de 60% no processo.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.