(16/11/2008) – Materiais diferentes requerem geometrias de machos especiais de acordo com as características específicas de cada material a ser usinado. Para empresas que necessitam trabalhar com vários materiais, isso significa grande volume de ferramentas em estoque. “Sem contar o risco de se escolher a ferramenta errada na hora da operação”, diz o material de divulgação da nova linha de machos multimateriais da Guhring.
Segundo a empresa, com o desenvolvimento de dois tipos de machos novos, essas desvantagens foram eliminadas. As novas ferramentas de aplicação universal e rosqueamento sincronizado, ainda segundo a fabricante, permitem a usinagem segura de vários materiais diferentes – quando utilizados com os mandris e máquinas corretos.
Os novos machos estão disponíveis com canal de refrigeração interno e cobertura TiCN de alta resistência. As ferramentas apresentam desempenho igualmente satisfatório, tanto em máquinas convencionais quanto em máquinas CNC modernas. Além disso, “sua geometria e comprimento especiais, assim como a fricção reduzida e evacuação de cavacos, permitem esse trabalho universal com alta qualidade em seus resultados, custo reduzido e vida útil muito mais longa da ferramenta”, garante a empresa.