São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

27/07/2008

Protostar Ti, fresas de topo para usinar titânio

(27/07/2008) – Na última década o uso do titânio na indústria aeronáutica praticamente triplicou. Além disso, as modernas ligas à base deste material são de usinagem cada vez mais difícil, exigindo o desenvolvimento de ferramentas sofisticadas.

Para atender esta demanda, a Prototyp desenvolveu a família Protostar Ti, composta por quatro modelos de fresas de topo especialmente projetadas para atender as exigências de usinagem deste material, com aplicações principalmente nas indústrias aeroespacial, de geração de energia, médica e automotiva.

O destaque do quarteto é a Protostar Ti 40, fresa em metal duro interiço de elevado desempenho para desbaste e acabamento, com faixa de diâmetros de 12 a 25 mm. Suas características abrangem passo diferencial para operação suave, refrigeração axial interna, microgeometria especial, canais polidos para ótimo escoamento de cavacos e diversos raios de canto.

As fresas contam ainda com uma nova tecnologia de revestimento e uma haste com tratamento superficial para fixação mais segura. A ferramenta permite o fresamento de canais com profundidade de 1,5xD, com velocidade de corte de até 80 m/min. Esta velocidade corresponde ao dobro da atualmente encontrada no mercado.

Já fresa de topo em metal duro inteiriço Protostar Ti 45 é voltada para o acabamento em alta velocidade. Com diâmetros de 16, 20 e 25 mm e comprimento de corte 5xD, sua especialidade é a operação de acabamento em nervuras e paredes altas. Segundo a fabricante, a ferramenta oferece excelente acabamento superficial devido à microgeometria especial das arestas de corte, dispensando a operação de pré-acabamento.

Também em metal duro inteiriço, a Protostar Ti NS 30 tem gama de diâmetros de 6 a 25 mm e pode ser usada do desbaste até o pré-acabamento. As arestas de corte com ranhuras são sua principal característica. As ranhuras propiciam cavacos curtos e baixo consumo de potência. O tratamento superficial minimiza o acúmulo de material nas arestas de corte. A Protostar Ti NS 30 é oferecida com as hastes conforme DIN 6535 HA e HB.

A quarta integrante do grupo é a fresa de desbaste Protostar Ti Kordel F 20 em HSS-E-PM, com faixa de diâmetros de 16 a 32 mm. Sua principal área de aplicação é o desbaste de cavidades ou canais profundos até 1,5xD. Como é produzida em HSS sinterizado, esta ferramenta pode ser aplicada com grande segurança de processo, mesmo quando as condições de usinagem não são estáveis. Para a utilização em contornos profundos, há refrigeração interna e rebaixamento do diâmetro do chr38quot;pescoçochr38quot;. As arestas de corte revestidas possuem perfil fino de desbaste, propiciando a quebra de cavacos curtos, com baixo consumo de potência.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.