São Paulo, 25 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

20/07/2008

Novidade da Walter para acabamento de não-ferrosos

(20/07/2008) – O controle do cavaco de materiais na usinagem de não-ferrosos é um tarefa considerada difícil. Para solucionar o problema, a fabricante de ferramentas Walter AG desenvolveu a geometria PF2 com arestas retificadas. Segundo a empresa, ao proporcionar melhor controle dos cavacos, a nova geometria possibilita o alcance de melhor qualidade superficial (e conseqüente aumento de produtividade).

“A PF2 foi desenvolvida para complementar a linha de insertos da Walter para usinagem de não-ferrosos, acompanhando a tendência de mínima profundidade de corte (“near-net-shape”) dos fabricantes de peças em materiais não-ferrosos”, explica Sérgio Abreu, especialista em torneamento da marca. “Outra demanda que tivemos que atender foi a de controle de cavacos, que é muito crítica para este tipo de material em baixas profundidades de corte”, completa.

O especialista explica que o diferencial da geometria está no fato de a quebra do cavaco ocorrer muito próximo ao raio da pastilha, reduzindo o tamanho do cavaco e garantindo a qualidade superficial. “Além disso, a PF2 tem raios de ponta extremamente pequenos, para evitar a vibração no processo de usinagem. Aliado a um ângulo de cunha de 18 graus, o corte torna-se extremamente estável, reduzindo a tendência de formação de rebarbas”.

Segundo a Walter, testes realizados no centro de desenvolvimento em Tuebingen, na Alemanha, comprovaram o bom controle de cavacos em diversas profundidades de corte (de 0,3 a 2,0 mm) e avanços (de 0,025 mm/rot a 0,25 mm/rot).

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.