São Paulo, 23 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

21/06/2008

UFL, da Titex: melhor performance com nova cobertura

(22/06/2008) – Há alguns anos a Titex desenvolveu a linha de brocas de aço rápido de alto desempenho com a geometria UFL, otimizada para o melhor escoamento dos cavacos. Agora, a marca – desde 2007 integrada à Walter e Prototyp – introduz uma inovação nessas brocas com a nova cobertura XPL.

Do tipo PVD multicamada, à base de AlCrN, a nova cobertura amplia a performance das brocas. Segundo a Titex, a nova ferramenta oferece um custo de operação 50% menor se comparado ao custo da mesma operação com brocas de metal duro. A queda de rendimento, na faixa de 15%, não é significativa, segundo Alexandre Lima, especialista em furação e rosqueamento da Walter do Brasil. “Essa alternativa representa um aumento de produtividade em comparação às atuais ferramentas de aço rápido ou uma redução de gastos nas atuais ferramentas de metal duro”, explica.

Outro detalhe tecnológico é que a ferramenta recebe um tratamento superficial após a última camada do revestimento, que além de otimizar ainda mais o escoamento dos cavacos oferece maior resistência ao desplacamento da cobertura. Segundo Lima, essa tecnologia dá às brocas UFL a condição de aplicação universal, ou seja, podem ser utilizadas em diversos tipos de materiais: “É mais um diferencial desta tecnologia que garante redução de inventários nas empresas de usinagem geral”.

Os testes realizados no Centro de Desenvolvimento da Titex indicam que com a cobertura XPL é possível trabalhar-se com velocidade de corte 30% maior que a da cobertura convencional, sem perda de vida útil. Outro dado é que, trabalhando na mesma velocidade, atinge vida útil 50% maior que a da cobertura convencional.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.