Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 09 de julho de 2025

Apoio:

Anúncio

13/12/2008

Como evitar colisões em máquinas CNC – X

(*) Fernando A. Cassaniga

CUIDADOS – Quando a ferramenta nova se posicionar para entrar em operação, manter o override (potenciômetro) de avanço sempre fechado na posição zero, com isto nenhum movimento acontece de forma surpresa;

ainda em ciclo automático, com o acionamento da “partida” se dará o processamento da continuidade do programa, deve-se também selecionar a tecla “single block”.

Com esta tecla ativada, após o acionamento da “Partida”, é liberada a execução de apenas uma sentença do programa e após a conclusão da mesma, automaticamente é realizando um ciclo de parada (Stop). Com o override de avanço fechado na posição zero, nenhum movimento acontece.

Com “single block” atuando, havendo uma “Partida” de execução do programa, se houver alguma sentença que contenha uma ação de deslocamento desta ferramenta, os movimentos ficarão retidos e os valores a serem deslocados serão mostrados na tela de operação na indicação de “Deslocamento Restante”, com a indicação dos valores a deslocar nos respectivos eixos. Como os movimentos estão retidos, a sentença não foi concluída, e neste caso o operador poderá observar qual eixo vai se movimentar, quanto, e para onde vai ocorrer o deslocamento. Então, deve o operador observar visualmente, caso não puder, abrir a porta de trabalho e verificar diretamente na área de trabalho, se vai ou não ocorrer colisão. Somente após a “certeza” de que a movimentação vai ocorrer de acordo como previsto, o override é cuidadosamente aberto até completar o deslocamento dos eixos previstos na sentença.

Neste caso, os valores de “Deslocamento Restante” vão sendo reduzidos na tela de acordo com a redução da distância entre a posição atual e a posição final programada. Assim se aproximando até atingir a posição final, quando são zerados todos os eixos. Por estar em “single block”, novo “Stop” é ativado. O override deverá ser novamente fechado na posição zero. Com a nova “Partida” tudo se repete, sentença por sentença, com os mesmos cuidados descritos.

Somente será executada uma próxima sentença, com o acionamento de nova “Partida”, e assim sucessivamente as sentenças por sentenças, até que o operador tenha observado que a ferramenta já assumiu os corretores digitados e que os posicionamentos estão compatíveis com os desejados. Por exemplo, num deslocamento programado com: G0 Z5, observar se a aresta referência se posicionou aproximadamente a 5 mm da face zero. Se vai haver correção de raio da ferramenta, checar no primeiro deslocamento da mesma, com os mesmos critérios de segurança descritos para o comprimento.

Com esta situação sob controle, o programa pode ser liberado para o processamento automático normal. Ou seja, ciclo contínuo com override de avanço setado a 100%.

DICAS ESPECIAIS – Nunca acreditar que tudo está correto sem que tenha sido testado; em nenhum momento a “Partida” deve ser acionada com o “override” fora da posição “zero”; Em nenhum momento o “override” deve ser aberto para movimentação de eixo, sem que se tenha observado para onde vai ocorrer o deslocamento, e se poderá ocorrer alguma colisão; somente abrir o “override” com a certeza que tudo está sob controle; um ciclo automático somente deve ser liberado depois que se tenha observado um comportamento normal nos deslocamentos da ferramenta de forma conhecida na seqchr38uuml;ência do programa, e que tudo esteja “correto”.

Leia a seqchr38uuml;ência deste artigo clicando no link abaixo:

 Como evitar colisões em máquinas CNC – Última Parte 

(*) Fernando A. Cassaniga é instrutor de treinamento da Heller e autor dos livros: “Fácil Programação do Controle Numérico” e “Fácil Programação do Controle Numérico Fanuc”. Site: www.cnctecnologia.com.br  e-mail: cnctecnologia@terra.com.br  

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: