São Paulo, 25 de abril de 2024

23/02/2008

Como a Área de Compras pode ser geradora de lucro

Martha Verçosa (*)

Todos os dias as empresas se deparam com todo o tipo de dificuldades, obstáculos e desafios na condução de seus negócios. Dois aspectos fundamentais que impactam diretamente o resultado da empresa são a forma como elas vendem e como compram. Portanto, o desafio é como transformar as áreas de Compras nas suas empresas de centros de geração custos para centros de geração de lucro.

Para se ter uma idéia da importância da área de Compras, estudos internacionais do CAPS Research anualmente coletam informações das áreas de Compras de 100 empresas entre as 500 maiores globais, distribuídas entre 20 segmentos de indústrias. Uma das análises compara o volume comprado pelas empresas com seus respectivos faturamentos e, na média, essas 100 empresas gastam em compras de produtos e serviços de terceiros o equivalente a 42% de seus faturamentos.

Sabendo que toda redução obtida na hora da compra afeta, direta e positivamente, a linha de lucros e perdas da empresa, já se pode ter uma idéia do impacto que as compras de uma empresa têm sobre o seu resultado.

Digamos, por exemplo, que uma empresa queira aumentar o seu lucro em 10%: uma forma de atingir seu objetivo seria vender 10% a mais. Fácil? Na prática não é não. Então, a opção é reduzir custos. E neste caso a estratégia de aquisição da empresa faz toda a diferença. E como garantir que a sua empresa obtenha o máximo resultado de sua área de Compras?

– Garanta que você tenha os melhores profissionais em Compras, afinal gerenciar um valor equivalente à quase metade do seu faturamento é assunto para especialistas.

– Alinhe a área de Compras com as melhores práticas de mercado. Isto vai requerer algum investimento: em treinamento e desenvolvimento de pessoas, processos e sistemas.

– Certifique-se que todas as compras sejam efetuadas pela área de Compras: a centralização das compras é fator-chave para a otimização dos resultados.

Essas ações certamente reduzirão significativamente os custos dos materiais e serviços comprados aumentando a lucratividade da sua empresa. Portanto, a mensagem é: nos momentos difíceis, quando a empresa mais precisa reduzir custos é hora de investir na área de Compras.

Mas não se assuste: Compras é uma área auto-sustentável; os investimentos feitos nela, em média, retornam 15 vezes mais (para cada R$ 1,00 investido – R$ 15,00 de retorno). Aproveite o começo do ano, analise a estrutura e operação de sua área de Compras, faça os ajustes necessários para obter maior lucratividade em 2008. 

(*) Martha Verçosa é formada em Administração pela Business School São Paulo e University of Toronto, no Canadá. Com 15 anos de experiência em funções executivas nas áreas de Compras e Supply Chain em multinacionais, fundou e presidiu o CBEC – Conselho Brasileiro de Executivo de Compras, a Associação Brasileira de Compras e é membro do IFPSM.

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