São Paulo, 19 de maio de 2024

14/03/2010

Techmei 2010 abre espaço para a tecnologia

Thomas Lee (*)

(14/03/2010) – A recente crise financeira que se abateu sobre os mercados deixou o Brasil em uma situação privilegiada no cenário internacional. A agilidade da resposta governamental para manter o ritmo de consumo interno permitiu encerrar o ano com a retomada das vendas de bens de capital, num movimento que se mantém em alta neste primeiro trimestre. Já se fala que o PIB brasileiro de 2010 irá ultrapassar os 5% de 2008 – de longe, o melhor ano para as importações de máquinas-ferramenta e equipamentos industriais.

É neste cenário promissor que acontece a segunda edição da Techmei, de 15 a 18 de março, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte. Criada para ser um novo palco de exposição e negócios de máquinas-ferramenta e equipamentos industriais, devido à falta de espaços nas feiras já existentes, a Techmei 2010 teve a infelicidade de ser comercializada no período mais turbulento de 2009, quando a venda dessas máquinas praticamente parou, devido à crise internacional. Apesar das muitas dificuldades, e graças ao apoio das cerca de 80 empresas expositoras, é com alegria que concretizamos agora Techmei 2010.

Para a Abimei (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais) a realização da Techmei é parte da sua missão. Fundada em 2003, a associação tem o propósito de organizar os importadores de bens de capital, assegurando que o Brasil tenha acesso às máquinas de alta tecnologia e produtividade. A entidade reúne atualmente 82 associados, que representam mais de 80% dos importadores de máquinas-ferramenta e 70% do setor de corte e conformação. Desde a sua criação, o segmento tem-se profissionalizado, com a troca constante de informações entre os associados e parcerias estratégicas nas áreas de transporte e armazenagem, financeira, mídia e atuação junto aos órgãos públicos, estabelecendo novas diretrizes para a importação desses bens.

A criação da Techmei é, assim, mais uma resposta da associação às necessidades do setor. É o espaço aberto para a tecnologia aplicada às máquinas industriais, onde o fabricante nacional pode encontrar soluções e a melhor relação custo x benefício para a sua próxima aquisição. As máquinas importadas têm papel importante no desenvolvimento industrial brasileiro, assim como as fabricadas no Brasil. Dar ao fabricante nacional a oportunidade de conhecer e escolher o equipamento que melhor atende a sua necessidade de produção é pensar no País.

Thomas Lee é presidente da Abimei

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.