São Paulo, 27 de abril de 2024

21/11/2008

E o cliente não entendia nada de usinagem

Irapuan Carreira (*)

(2005) – Como proprietário de uma empresa de representação técnica e comercial, tenho prestado serviços de consultoria para empresas no desenvolvimento de novos fornecedores.

Neste meu trabalho de consultoria, estava eu com um cliente, visitando uma das minhas representadas no interior do estado. O tal cliente não entendia nada de usinagem, mas fazia tudo para disfarçar. Quando passamos pelo setor de ferramentaria, o encarregado da fábrica nos disse: “Também fabricamos dispositivos”.

Os dispositivos estavam bem à frente do meu cliente e mediam 3000 x 2500 x 500 mm. Ele olhou para os lados, sem saber do que se tratava. Por fim, olhou para o lado oposto e exclamou: “Ahhhhh!, claro, dispositivos”.

Em uma outra ocasião, visitávamos outra empresa. O engenheiro responsável pela usinagem que nos recebeu mostrou ao meu cliente um centro de usinagem de grande porte e explicou que naquele momento a máquina estava usinando uma peça muito complexa. O cliente dirigiu-se para a outra extremidade da máquina e ficou admirando o magazine porta-ferramentas ao invés da peça.

Sem entender direito o que se passava, o engenheiro virou-se para mim e disse: “Ou este teu amigo conhece muito de usinagem ou, então, não sabe nada”.

(*) Irapuan Carreira é engenheiro mecânico e torneiro mecânico formado pelo Senai em 1969

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